• Carregando...
CIC: cidade industrial, rural, habitacional e plural de Curitiba
| Foto:

A Regional CIC, formada pelos bairros CIC, Augusta, São Miguel e Riviera, é uma terra de contrastes e diversidade, como mostra a reportagem desta semana da série Voz da Cidade.

A maioria dos contrastes está mesmo dentro do bairro CIC. Afinal, é o maior de Curitiba, com 43,38 km2 de área – o equivalente a 10% do território da capital. No CIC há muitos loteamentos populares, mas também condomínios luxuosos.

Hugo Harada/Gazeta do Povo
Ana Paula: região do lago precisa de mais iluminação e sinalização.

O Neoville, por exemplo, um novo empreendimento que pretende seguir o padrão do Ecoville, fica bem no meio da CIC. Também há casas de alto padrão no Caiuá. Ali por perto está o prédio do Fórum da Cidade Industrial, que será inaugurado neste mês em Curitiba, como forma de descentralizar o atendimento e facilitar o acesso da população ao Judiciário. Perto da divisa com Araucária há propriedades rurais bucólicas e produção de muitas hortaliças.

O São Miguel se confunde com a CIC, e também tem casas populares, casas luxuosas e áreas rurais. O bairro Riviera tem poucas ruas, mas potencial para crescer com condomínios luxuosos à beira da BR-277.

Circular pelo bairro Augusta é como fazer uma viagem pelo interior. Há muitas chácaras e o Parque Passaúna, uma imensidão de área verde (6,5 mil m2), também muito tranquilo, principalmente nos dias de semana. Do mirante, com 12 metros de altura, se vê uma paisagem linda, apenas interrompida por algumas mansões.

Nem tudo são flores no Passaúna, porém. No lago da represa, acessível pela rua Eduardo Sprada, falta sinalização e iluminação. “A rua também é perigosa, os carros vêm forte na curva. A Diretran veio aqui e disseram que não era necessária nem uma lombada. Não tem nenhuma sinalização para pedestres, está muito mal cuidado”, diz Ana Paula Rossa, 28 anos, que ajuda a família a administrar o restaurante Farol do Parque. Para ela, o local precisa de mais atenção para se consolidar como atração turística.

Hugo Harada/Gazeta do Povo
Vista do mirante do Passaúna.

O Parque Passaúna fica a 12 km do centro e é bom visita-lo com tempo. Além do mirante e do lago há trilhas, churrasqueiras e equipamentos de ginástica. O melhor é que ele fica aberto todos os dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]