• Carregando...
Fim de tarde, hora de ir ao Job Bar
| Foto:

Fim de tarde, hora de os clientes habituais do Job Bar começarem a aparecer. A cena se repete desde 1978, quando o pai de Antonio Maria de França, 41 anos, abriu o Bar e Mini Mercado Job.

Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Antonio França comanda o negócio montado pelo pai em 1978.

De lá para cá, o estabelecimento conseguiu manter o perfil original, apesar de todas as mudanças ocorridas em torno do bairro São Braz. Muitos terrenos vazios e casas antigas deram lugar a luxuosos condomínios, e o trânsito do Contorno Norte acabou levando mais veículos ao trecho de paralelepípedos na Avenida Três Marias, onde fica o bar.

A Gazeta do Povo conheceu o local ao fazer uma reportagem sobre a Regional Santa Felicidade, publicada na edição de segunda-feira.

Apesar do progresso em torno, frequentar o bar é fazer uma viagem ao passado, a um tempo mais tranquilo. Boa parte dos motoristas que passam por ali dão uma leve buzinada e cumprimentam França, que acena em troca. O balcão refrigerado antigo ainda está lá, mas como peça decorativa. “Gasta muita energia”, explica França.

Na parede, um quadro informa os aniversariantes do mês. Quando a Gazeta do Povo esteve lá, em setembro, os aniversariantes eram: Marcos Diário, dia 11; Litrão, dia 17; Nelson, 19; Ari, 20; Toninho, 30.

Abaixo do quadro de aniversários, um pôster de uma marca de cerveja, rodeada por produtos antigos que ainda são referência, resume a filosofia do estabelecimento: “As coisas boas não mudam”.

Nem tudo pode ser celebrado, porém. Os grandes mercados da região de Santa Felicidade tiraram muitos clientes da mercearia. “É bom ter um produto aqui para a vizinhança achar numa emergência, mas o plano é reduzir a mercearia e aumentar o bar, que tem movimento bom”, conta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]