• Carregando...
O matagal toma conta da Casa do Burro Brabo
| Foto:

Ao circular pelo bairro Bacacheri, na Regional Boa Vista, para conversar com moradores, a reportagem da Gazeta do Povo encontrou a Casa do Burro Brabo totalmente fechada e com o mato tomando conta do jardim.

Ivonaldo Alexandre
A Casa do Burro Brabo fica na avenida Erasto Gaertner, no Bacacheri.

O imóvel é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual do Paraná desde 1992, mas só foi reformado em 2010, após uma briga judicial que durou 11 anos. Com potencial para se tornar um museu, o local permanece fechado.

O imóvel teria sido batizado em referência aos burros usados pelos viajantes na rota da Estrada da Graciosa, lá nos idos de 1860. Quem mora na região com certeza já ouviu a história de que o imperador dom Pedro II teria pernoitado no local. A data teria sido em 22 de maio de 1880, segundo os pesquisadores André e Deborah Carvalho. Mas um jornal que cobriu a viagem imperial, o Dezenove de Dezembro, noticiou que o imperador apenas passou pelo local, antes de ir à Colônia Dantas, atual Água Verde.

Mais recentemente, entre 1940/1950, o imóvel recebeu visitas ilustres e apaixonadas, conforme artigo escrito pelo jornalista Aramis Millarch em 1989, no jornal O Estado do Paraná. “Não havia propriamente camas nas pequenas salas-compartimentos, mas poltronas ofereciam conforto para enlevos amorosos”, contava ele, com base em depoimento de um ex-frequentador. Era algo entre um restaurante e barzinho, nada de cabaré: os homens levavam suas companhias para darem uns “amassos”.

A situação do imóvel é muito melhor atualmente, mas com certeza seria mais interessante se fosse aberto ao público em geral, não acham?

A Casa do Burro Brabo fica na Erasto Gaertner, 2.035

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]