• Carregando...
O medo da violência no Cajuru
| Foto:

Em todos os bairros de Curitiba já visitados por este blog há reclamação sobre casos de violência. Mas, na Regional Cajuru, formada pelos bairros Cajuru, Capão da Imbuia, Uberaba, Jardim das Américas e Guabirotuba, o medo de assaltos chegou a tal ponto que muitos comerciantes preferiram se calar a reclamar sobre a situação. Ficaram com medo de aparecer e ser alvo de represálias.

Antonio Costa/Gazeta do Povo
Casa com grades no Cajuru: cena comum em vários bairros.

A reação dos comerciantes impressiona porque, na maioria das vezes, as pessoas querem reclamar e não se importam em serem retratados.

O assunto foi tema de reportagem da série Voz da Cidade desta semana, que está sendo publicada pela Gazeta do Povo sempre às segundas-feiras.

A maior parte desses casos ocorreu no bairro Cajuru, que é bem extenso e faz divisa com o município vizinho de Pinhais. Para os moradores, a proximidade com outra cidade e com rodovias facilita a atuação dos criminosos.

Por um lado, os moradores do Cajuru se ressentem porque ainda não receberam uma Unidade Paraná Seguro (UPS), do governo estadual. De outro lado, há quem diga que isso mostra que a criminalidade no bairro vem caindo, e por isso o governo ainda não instalou uma UPS no Cajuru.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança, o Cajuru registrou 17 homicídios no primeiro semestre de 2012, de um total de 304 na capital. Os bairros mais violentos foram, na ordem, Cidade Industrial (52), Sítio Cercado (27) Tatuquara (24) e Cajuru. Mas, em relação às lesões seguidas de morte, o Cajuru teve três casos, atrás apenas da Cidade Industrial, com cinco – na cidade toda foram 22 situações no período.

Na Regional Cajuru, o único bairro que já recebeu uma UPS foi o Uberaba.

O Cajuru precisa de uma UPS? O que você acha?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]