Assinaturas Classificados
Seções
Anteriores
Publicidade

Giro pelos Bairros

Quem faz o blog
Seções
Conheça
Posts
Enviado por admin, 17/08/12 2:52:00 PM

Onde descansam os mortos de Curitiba

Arrisco dizer que a maioria de nós tem uma concepção própria sobre o que acontece depois da morte. Mas este é um assunto muito pessoal, e por isso não é minha intenção falar sobre isso agora.

Marco André Lima/Gazeta do Povo
O Cemitério Municipal de Curitiba tem 5,7 mil túmulos e 51,4 mil m².

O que quero é falar sobre uma curiosidade geográfica: a maioria dos cemitérios de Curitiba está localizada na Regional Boa Vista, que reúne 13 bairros na região norte da capital paranaense.

O maior campo-santo de Curitiba é o Parque Iguaçu, no bairro Cascatinha, na Regional Santa Felicidade, com 151,2 mil m². Mas, em número de túmulos, o Parque Iguaçu empata com o Jardim da Paz, no Cachoeira, da Regional Boa Vista (120 mil m²). Os dados são do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o Ippuc.

A Regional Boa Vista conta ainda com os cemitérios paroquiais Abranches, São Marcos e Santa Cândida; o Israelita Santa Cândida e o municipal do Santa Cândida; e com o único cemitério vertical da cidade, o Universal Necrópole. No total, os cemitérios da regional têm área de 365,2 mil m² e 57.548 lápides.

Considerando apenas os bairros, a maior área utilizada por cemitérios fica no Santa Cândida (142 mil m²), que tem apenas 8 mil túmulos registrados no Ippuc. Mas o maior número de lápides fica no bairro Umbará, no extremo sul de Curitiba: 34.155, distribuídos em 141 mil m². Desse total, o cemitério Parque São Pedro abriga 30 mil túmulos, em 119 mil m².

A Regional Pinheirinho não tem cemitérios, segundo o Ippuc. Na Regional Cajuru, há um pequeno, o das Irmãs Carmelitas no bairro Guabirotuba, com apenas 21 túmulos.

O campo-santo mais antigo de Curitiba é o Luterano, no bairro Alto da Glória, inaugurado em 1854. Depois dele vieram o Paroquial Orleans (1876), o Cemitério Municipal (São Francisco de Paula, em 1883), e o Água Verde (1888). O mais novo é o Israelita Zona Sul, no Umbará (1997).

Veja a quantidade de túmulos de cada regional:
Regional Túmulos
Boa Vista 57.548
Sta Felicidade 41.195
Portão/Fazend. 26.466
Bairro Novo 34.155
Matriz 8.073
CIC 4.560
Boqueirão 6.500
Cajuru 21
Curitiba 178.518

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade