• Carregando...
Onde nasce o Rio Belém
| Foto:

Este é rio verdadeiramente “curitiboca”, o único com nascente e foz dentro dos limites de Curitiba. O Rio Belém passa por 37 bairros, de Norte a Sul. Infelizmente, como tantos canais pluviais urbanos, está poluído na maioria dos trechos.

O dado mais recente que localizei é de 2009, quando o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) publicou o relatório Qualidade das Águas dos rios da RMC. Diz o documento: “O Rio Belém apresenta poluição por deficiência de esgotamento sanitário, resíduos sólidos e ocupações desordenadas e irregulares”.

Vários projetos foram criados para a revitalização do Rio Belém, mas ainda há muito o que ser feito.

Henry Milléo
O parque funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h

Um primeiro passo para quem quiser conhecer mais sobre o rio é visitar o Parque Municipal Nascentes do Belém, no bairro Cachoeira, na Regional Boa Vista. O parque, criado em 2001 para proteger a nascente do rio, é um local agradável, mas pouco frequentado.

Idemar Rodrigues da Silva, 54 anos, é o funcionário responsável pela manutenção do local. Ele diz que o parque anda muito vazio, e convida toda a comunidade a passar por ali. Não há muita estrutura, mas é possível fazer um agradável piquenique às margens de um ponto do Rio Belém que é limpo e conservado.
Silva conta que há muitos pássaros no local, e também alguns animais como cotia, ouriço, tatu, gambá. Vez ou outra aparece uma capivara, que logo vai embora pois não há muito volume de água.

O site da prefeitura informa ainda que no local há um Centro de Referência das Águas, indicado para atividades de educação ambiental.

O Parque Municipal Nascentes do Belém fica na Rua Rolando Salin Zappa Mansur, s/n. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Depois que for até lá, se quiser sugerir alguma mudança à prefeitura, ligue para o 156.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]