• Carregando...
Salvem o patrimônio de Curitiba
| Foto:

Curitiba não vem cuidando bem de seu patrimônio histórico. Casarões antigos no Alto da XV e na Avenida Batel dão lugar a estacionamentos ou lojas comerciais que nem foram alugadas ainda. Mas eis que a edição de hoje da Gazeta do Povo traz uma excelente notícia: a prefeitura suspendeu a demolição do antigo Hospital Bom Retiro, no bairro que leva o nome da instituição, inaugurada em 1946.

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Terreno do Hospital Bom Retiro tem bosque de 50 mil m2.

A construtora que adquiriu o terreno já havia começado a demolição do hospital. Mas a pressão de moradores levou a prefeitura a rever o procedimento. Agora uma comissão vai avaliar se o imóvel deve ser preservado por sua importância histórica.

Quem mora no Bom Retiro sabe da importância do local. Não só pela edificação, mas também por contar a história do tratamento psiquiátrico no Brasil. Além disso, há um grande bosque de 50 mil metros quadrados no terreno. Para saber mais sobre o Hospital Bom Retiro, leia reportagem do grande José Carlos Fernandes a respeito.

O progresso há de vir, mas ele pode ocorrer simultâneo à preservação. Você encontra mais detalhes sobre a falta de preservação histórica em Curitiba neste link.

Por mais que os hospitais psiquiátricos tenham causado sofrimento, fazem parte de um contexto histórico. Por isso muitas capitais estão preservando essas instituições. É o caso do Hospital Psiquiátrico São Pedro em Porto Alegre, do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, em Recife, do Complexo Psiquiátrico Juquery, em São Paulo, e o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, em Salvador, dentre tantos outros. Em Minas Gerais, o primeiro hospital virou o Museu da Loucura de Barbacena.

Curitiba também merece ter seu hospital psiquiátrico preservado. Para ajudar nisso, os cidadãos podem entrar em contato com os integrantes do Concitiba, o conselho da cidade que definirá o destino do terreno e da história da cidade.

Os contatos do Concitiba estão na página do órgão, dentro do site do Ippuc. Mas, como é informação pública, coloco aqui. A intenção é pedir pela preservação histórica, algo tão importante e tratado com muito desdém em Curitiba.

Contatos:
Cléver de Almeida (presidente do Ippuc e do Concitiba) – ippuc@ippuc.org.br
Sheila Branco (coordenadora administrativa da secretaria executiva) – sheilab@ippuc.org.br
Laércio de Araújo (coordenador da secretaria executiva) – laearauio@ippuc.org.br
Sandra Maria dos Santos (gestora administrativa) – sandrasantos@ippuc.org.br
Lea Veiga Guimarães (gestora administrativa) – leguimaraes@ippuc.org.br
Emanoele Leal (coordenadora técnica da secretaria executiva) – emleal@ippuc.org.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]