• Carregando...
FOTO: sxc.hu
FOTO: sxc.hu| Foto:
FOTO: sxc.hu

FOTO: sxc.hu

O dia 22 de março é o DIA MUNDIAL DA ÁGUA. Foi criado em 1992 pela ONU para intensificar reflexões e discussões em torno do valor da água nas nossas vidas, bem como, para alertar sobre como o homem vem degradando e poluindo a pouca quantidade de água potável existente no planeta.

A ONU, a cada ano, define um tema para nortear as ações e comemorações sobre o DIA MUNDIAL DA ÁGUA, objetivando abordar de forma pontual problemas mais urgentes relacionados aos recursos hídricos. Em 2014, a ONU instituiu o tema: “Água e Energia”.

Semelhante escolha se deve ao entendimento atual que água e energia, apesar de interdependentes estão intimamente interligadas, já que diversas formas de geração de energia necessitam, invariavelmente, de recursos hídricos. Sem água não há como gerar energia elétrica. Porém, muito da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar ou levar a água para o consumo das pessoas.

A água é um patrimônio natural do planeta e, assim, todos devemos ter por compromisso preservá-la. Semelhante responsabilidade, entretanto, não é apenas das pessoas. Nas relações entre água e energia a responsabilidade ambiental das empresas é ainda maior quando a questão diz respeito à preservação da água.

Neste sentido, as empresas são solicitadas a pensar projetos sustentáveis que tenham o objetivo de uma menor agressão ao meio ambiente com diminuição da poluição das águas, que se apropriem de políticas centradas na busca de tecnologias para garantir a geração de produtos ecologicamente corretos, minimizando o uso da água, bem como que estejam associados a programas eficientes de reciclagem.

São necessárias muitas outras ações para que a água seja preservada sem, entretanto, diminuir o potencial energético de um país. Uma reengenharia para o descarte de produtos químicos nocivos ao meio ambiente e a uma maior utilização da inovação no meio de produção são sugeridas para ajudar na manutenção sustentável dessa relação.

Desde a sua implantação o “Dia Mundial da Água”  e os temas anuais instituídos pela ONU tem o objetivo de chamar a atenção sobre a necessidade de se conservar, preservar e proteger a água para a sobrevivência da humanidade.

 

Artigo escrito por Carlos Magno Corrêa Dias, Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), membro do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE). O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE é colaborador voluntário do blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]