• Carregando...
(Imagem: freepik)
(Imagem: freepik)| Foto:
(Imagem: freepik)

(Imagem: freepik)

Congestionamentos, lentidão, acidentes, poluição, motoristas impacientes e longas horas ao volante. Infelizmente, este é o cotidiano de quem precisa enfrentar o tráfego das grandes cidades. Neste cenário, ficar um dia sem carro pode nos levar a inúmeras reflexões.

Criado na França em 1997, o Dia Mundial Sem Carro hoje é comemorado em mais de 2 mil cidades em todo o país. O objetivo do movimento é fazer com que as pessoas revejam sua dependência em relação ao automóvel e experimentem formas alternativas de mobilidade. E opções não faltam: bicicleta, skate, patinete, transporte público.

O movimento em prol da diminuição do uso de carros aumenta a cada ano. Pensar em mobilidade nas cidades deveria ser sinônimo de pensar no coletivo, mas o que vemos é o contrário – cada cidadão no seu carro, preocupado apenas com si mesmo, sem perceber que a questão precisa ser repensada – e de forma sustentável. Afinal, o que está em jogo é o futuro do nosso planeta.

Além da carona solidária, que já existe há algum tempo, temos hoje o serviço do Uber, que promove o compartilhamento de carros. Será que esta nova economia do compartilhar traz uma reflexão para um mundo mais sustentável? O que mais podemos fazer para contribuir com esta questão? Nas escolas, estamos ajudando a formar cidadãos mais conscientes?

A solução para este problema só depende de nós. Você abriria mão do seu conforto e da sua individualidade para andar de metrô, ônibus ou qualquer outro transporte coletivo? Precisamos parar de pensar no “eu” para pensar no “nós”. Só assim para garantir nosso futuro.

Então, neste dia 22 de setembro, te convido a deixar o carro na garagem e abrir a cabeça para o uso de novas formas de transporte. Fazer deste dia um dia de reflexão é fundamental. Pratique este ato de cidadania.

*Artigo escrito por Esther Cristina Pereira, psicopedagoga, diretora da Escola Atuação e vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.  

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]