• Carregando...
(Foto: Gazeta do Povo)

(Foto: Gazeta do Povo)

A escola particular tem em sua missão ajudar a comunidade, fazer a diferença e trabalhar em prol de um mundo melhor. A educação para ser transformadora precisa colaborar para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e atuantes na sociedade. É papel da escola, por exemplo, inserir os alunos em ações que possam melhorar a vida da comunidade no entorno das instituições de ensino. Ou mesmo motivá-los a trabalhar em prol do coletivo e de boas causas.

Por estar inserida em uma comunidade, a escola pode criar espaços de discussão com seus professores e alunos sobre diversos temas, como meio ambiente, paz, família, diversidade cultural, conflitos e outras demandas locais. Professores e alunos podem – e devem – buscar soluções, expor opiniões e planejar juntos ações para melhorar o mundo que os cerca. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), inclusive, reconhece a importância desses valores na educação escolar. A educação é também a formação da cidadania, é apoiar os estudantes a se desenvolverem como seres humanos.

Para quem vive a rotina da sala de aula, é fácil perceber que não há como escapar deste processo, pois a aprendizagem não se dá de forma quadrada ou estanque. Seu objetivo é promover a inter-relação dos conhecimentos para agregar ao jovem uma visão mais ampla e complexa de mundo – que nada mais é do que papel primordial da educação. Em uma questão de matemática, por exemplo, é preciso que o aluno tenha capacidade para ler e interpretar o enunciado, que pode ainda envolver questões sobre a atualidade, história ou geografia. Afinal, é assim que nosso cérebro trabalha. Não temos uma “caixinha” que organiza cada assunto conforme seu tema. Tudo funciona por meio de conexões.

Por isso, o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) se esforça para incentivar as instituições de ensino a incluírem em seus projetos atividades sociais e o desenvolvimento de trabalhos que envolvam seus alunos a apresentarem uma postura de solidariedade, amor ao próximo e se engajarem no voluntariado.

Há sete anos, o Sinepe/PR promove a Mostra de Responsabilidade Social da Escola Particular, no Pequeno Cotolengo. O evento vai acontecer, em 2016, no dia 1º de maio, na ocasião do tradicional churrasco mensal do Cotolengo. A mostra é um espaço para as instituições de ensino particular mostrarem e aplicarem as suas atividades sociais, e assim possibilitar a troca de experiências e conhecimento entre todos os participantes.

*Artigo escrito por Esther Cristina Pereira, diretora da Escola Atuação e vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.  

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]