Assinaturas Classificados
Seções
Anteriores
Publicidade

Giro Sustentável

Quem faz o blog
Seções
Posts
Enviado por admin, 03/08/12 3:10:00 PM

A escola e sua responsabilidade social

Arquivo / Instituto GRPCOM

Quando se fala em escola, giramos em torno de uma palavra: educação. Depois disso, pensamos conteúdos, avaliações e disciplinas. Mas hoje, mais do que nunca, o papel da escola está nas relações vividas pelas crianças nas situações do cotidiano e na relação social a ser trabalhada.

Tomemos como exemplo a questão do meio ambiente e a sustentabilidade que devemos gerar com os comportamentos dos nossos alunos hoje e no futuro muito próximo, mas que temos a mania de ver como distante.

Convém pensar qual a real importância destes ensinamentos. Se na vida este aluno não conseguir ver o mundo como fonte de vida de todos, não será possível atuar como cidadão responsável e engajado na construção de um planeta melhor, não apenas para as futuras gerações, mas também para nós mesmos.

Aprender inglês, matemática e português é de extremo valor; mas reciclar, reutilizar e não consumir com desespero faz parte da maior disciplina humana a ser ensinada. A grande questão é: como gerir nas escolas tudo isso, em meio à sociedade adulta, consumista e individualista que temos no nosso país?

Ao viajar para fora e visitar países como China e Finlândia, vemos que todos possuem preocupação com o todo e as ações são pensadas para que a comunidade seja beneficiada e saia ganhando.

No Brasil, a escola tenta incutir nas crianças padrões de comportamento que a sociedade adulta destrói no dia a dia dentro das casas, na vida, no trânsito, etc. O pensamento é ter um filho advogado, engenheiro, mas isso não valerá a pena se ele não conseguir se colocar no lugar do outro e ser ético. Avaliar a estrutura da educação em nosso país se faz importante. Não apenas a educação nas escolas, mas a educação do povo, do cotidiano, da família. Todos juntos pensando em um futuro de valor positivo.

*Artigo escrito por Esther Cristina Pereira, Diretora do Ensino Fundamental do Sinepe/PR, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade