Assinaturas Classificados
Seções
Anteriores
Publicidade

Giro Sustentável

Quem faz o blog
Seções
Posts
Enviado por admin, 15/06/12 5:40:00 PM

A Lei de Acesso à Informação para as Entidades Privadas sem fins lucrativos

Em vigência a partir de maio de 2012, a Lei de Acesso à Informação n. 12.527, conhecida por LAI e regulamentada pelo Decreto 7724, impõe maior transparência não somente aos órgãos públicos, mas também às entidades privadas sem fins lucrativos, possibilitando o controle social dos recursos públicos. O que é e para quem vai o nosso dinheiro, seria o resumo da LAI.


No entanto, as entidades privadas sem fins lucrativos não estão obrigadas a disponibilizar o mesmo número de informações que os órgãos públicos. Devem apenas disponibilizar em seus sites (internet) cópia do estatuto social atualizado; relação nominal atualizada dos dirigentes da entidade; e cópia integral dos convênios, contratos, termos de parcerias, acordos, ajustes ou instrumentos congêneres celebrados com o Poder Executivo Federal, respectivos aditivos, e relatórios finais de prestação de contas, na forma da legislação aplicável.

Além disto, as entidades deverão responder às solicitações dos cidadãos relacionadas aos documentos disponibilizados. A obrigação de disponibilizar os documentos referidos acima começa a partir do momento em que assinam contratos, convênios, termos de parcerias, acordos, ajustes com o Poder Público Federal. Se a entidade não possui site na internet deverá informar ao órgão público repassador dos recursos e solicitar sua dispensa. No entanto, deverá afixar todos os documentos em sua sede, de forma visível.

Por enquanto, a LAI se refere apenas aos recursos públicos federais. Os órgãos estaduais e municipais ainda deverão regulamentar esta lei. Tudo indica que estes órgãos seguirão a União. Fiquem atentos.

*Este artigo foi escrito pela equipe da Priori Consultoria, uma das ONGs cadastradas no projeto Serviços e Cidadania, do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade