• Carregando...
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)| Foto:
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O consumo de água potável está em debate e mudou os hábitos da população de vários estados. No Paraná, algumas ações que estimulam o consumo consciente já podem ser notadas em prédios comerciais, residenciais e escolas.

Devido a sua importância, um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio trata justamente do tema “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente –  ODM7 “.  Mas, você conhece os indicadores do Paraná e de seu município relacionados à água e ao saneamento básico?

O Paraná alcançou e superou, de 1990 a 2013, 180,5% da meta estipulada: reduzir pela metade a população sem acesso à água potável. Em Curitiba, a meta foi alcançada e superada  em 125,1%. Em Pinhal do São Bento, na região Sudoeste, este percentual está em 73,2%.

Com relação à meta de reduzir pela metade a população sem saneamento e serviços essenciais, o Paraná alcançou e superou 129% da meta e o município de Curitiba, 149,9%. Já o município de Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba, alcançou 39,5% da meta.

Apesar de indicadores favoráveis, a população também pode fazer a sua parte com ações simples, como: evitar o desperdício, monitorar possíveis vazamentos, trabalhar nas escolas com dicas de como promover o consumo consciente, propor políticas públicas para ampliar a rede de água potável e o saneamento básico do seu município.

Para conhecer estes indicadores e muito outros, acesse o Portal ODM (www.portalodm.com.br). Lá, você encontrará análises e acompanhará a situação dos indicadores dos ODM de todos os estados e municípios brasileiros.  O Portal ODM é mantido e atualizado permanentemente pelo Sesi no Paraná desde 2009.

ODM/ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS) foram definidos em 2000, durante a reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 191 países assinaram um pacto para eliminar a fome e a extrema miséria até 2015. São 8 Objetivos que abrangem as questões de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

A proposta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será aprovada em setembro, deste ano, na reunião de Cúpula da ONU, em Nova Iorque.  Os ODS irão abranger as áreas de sustentabilidade econômica, ambiental, justiça e paz, parcerias globais, além da geração de renda, educação e gênero.

*Artigo escrito pela equipe do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo SESI-PR, parceiro voluntário do blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter: @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]