• Carregando...
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)| Foto:
(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Dia 22 de abril, Dia do Planeta Terra, Dia da Mãe Terra, Pacha Mama. A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura adota a partir de 2009 esta data como o – Dia Internacional da Mãe Terra – nossa casa. Para a ONU, a expressão Mãe Terra declara a interdependência existente entre todos os seres vivos, o ser humano e o planeta que habitamos.

São muitas as datas que comemoramos, dia da água, dia da árvore, dia do meio ambiente. A importância dessas datas é a possibilidade de refletir sobre nossas atitudes e nossos hábitos que geralmente contribuem para a degradação do meio ambiente em que vivemos. Para colaborar com essa reflexão podemos adotar a Carta da Terra documento elaborado a partir da consulta de milhares de pessoas de todo o Mundo e divulgada na sede da UNESCO em 29 de junho de 2000.

A humanidade vem vivendo um período de fartura como nunca antes pôde experimentar. As tecnologias abundantes tratam de fornecer à humanidade, ou pelo menos parte dela, um conforto inimaginável há poucas décadas. Porém, essas mesmas tecnologias não deram conta de produzir soluções para a degradação que elas mesmas são causadoras, nem a logística necessária para a distribuição justa das riquezas por elas geradas.

Vivemos num mundo repleto de riquezas, mas essas riquezas não estão servindo para enfrentar as desigualdades, pelo contrário, estão a acentuá-las e cada vez mais assistimos miséria, guerras, intolerância, exploração e todo tipo de mazelas. A Economia Solidária, a Economia Circular, a Economia Social e tantas outras terminologias são apenas expressões incipientes que não tem o alcance de transformar o mundo, pois ainda estão próximas ao discurso e longe da prática.

A Mãe Terra agoniza, sim, ela já não é mais capaz de se recompor na mesma velocidade em que a humanidade a consome. A continuar nesse ritmo de consumo exagerado, abuso das riquezas naturais e individualismos, serão necessários muitos planetas para nos suportar. Ocorre que não temos para onde ir, nossa casa é somente essa e se não cuidarmos bem dela não haverá amanhã para todos.

O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa – e nossa sobrevivência no futuro”, diz mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Dentro desse contexto de responsabilidade coletiva temos que assumir uma postura proativa, não podemos apenas ficar pensando e refletindo, temos que ter ação local de fato. Cada um de nós pode! Apenas Nós Podemos mudar essa realidade, melhorá-la e até revertê-la, e para isso dispomos de instrumentos poderosos como os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Para comemorar o – Dia Internacional da Mãe Terra – não podemos ficar restritos às questões meramente ambientais, a dimensão é bem mais ampla, quando falamos de Desenvolvimento Sustentável, estamos dizendo que cada indivíduo tem responsabilidades que não são delegáveis, ou seja, cada um de nós tem uma cota de ações e hábitos que deve desenvolver e transmitir, são ações locais de participação e atuação junto a sua comunidade.

Ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável passa a ser princípio sobre o qual se deve sustentar a sociedade. Devemos refletir, reduzir, recusar, reciclar e reutilizar tudo para ter um ambiente saudável, consumir de forma responsável apenas o necessário para o nosso conforto e bem-estar e promover a justiça social para que todos tenham acesso as riquezas do planeta.

Comemore o Dia Internacional da Mãe Terra! Participe, você pode, nós podemos! Movimento Nós Podemos Paraná, faça a sua parte, não espere, pois as coisas não acontecem sozinhas. Empresas, Governos e Sociedade Civil construindo juntos um mundo melhor para todos. http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/

Sugestões: convoque seus amigos e plante arvores típicas de sua região, vá de bicicleta ou de transporte coletivo para o trabalho, incentive a reciclagem onde mora, no trabalho, na escola, reutilize materiais e construa objetos úteis, economize energia e água, tire fotos e divulgue nas redes sociais, incentive sua rede a fazer o mesmo. Escolha pelo menos um dos 17 ODS e pratique o ano todo, são pequenas ações que vão mudar o mundo.

*Artigo escrito por Mauricio Barcellos Degelmann, contador, consultor público e privado e presidente do Instituto GT3. Mauricio Barcellos Degelmann é integrante do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo SESI-PR, parceiro voluntário do blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook:InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]