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É brigando que a gente se entende?
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Divulgação

Todos os conflitos têm origem nas diferenças. No entanto, nem todas as diferenças significam conflitos. Tudo depende da forma como as pessoas lidam com as diferenças e como as vivenciam. Um conflito se dá quando pelo menos uma pessoa experimenta a diferença entre ele e outro como um estorvo.

E quando este conflito começa a desenrolar, o autor Friedrich Glasl, que escreveu o livro “Auto-ajuda em Conflitos”, aponta que existem nove estágios de escalada do conflito, onde a “briga” vai piorando, até todos saírem perdendo.

Neste contexto, quem atua ou tem interesse em atuar com questões sociais precisa trabalhar primeiro em si, sobre como lidar com as diferenças. Em organizações que têm a finalidade de contribuir com outras pessoas ou lugares, encontra-se muito dificuldades de formar parcerias ou lidar com os próprios colaboradores ou voluntários, acarretando em conflitos que prejudicam o trabalho junto ao público atendido.

Quando falamos em voluntariado transformador, em sustentabilidade ou desenvolvimento local, não é possível deixar de lado como acontecem as relações entre as pessoas: como estão sendo tratadas as diferenças e como as pessoas impõem suas opiniões. Ser voluntário ou atuar no social requer ser a mudança que você quer ver no mundo.

É importante frisar que as diferenças são muito bem vindas. É por meio delas que as novas ideias aparecem, velhos valores são deixados de lado ou mudanças para o bem dos envolvidos acontecem. Estar apto a trabalhar construtivamente com diferenças, atritos e tensões é uma maneira de continuar o processo de transformação da sociedade e de diminuir o egocentrismo.

Como a gente consegue se entender melhor?

*Artigo escrito pela equipe do CAV, instituição parceira do Instituto GRPCOM

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

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