• Carregando...
Foto: (Divulgação)
Foto: (Divulgação)| Foto:

O Prêmio Nobel em Física e pai da Teoria da Relatividade Geral, Albert Einstein dizia que, “Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo grau de consciência que o criou. É preciso ir mais longe”. É verdade, que muito se discute sobre a necessidade de atingirmos novos estágios de inteligência a fim de equacionarmos problemas de nosso cotidiano, entretanto o grande desafio é justamente ter a percepção aguçada para perceber quais serão os mecanismos necessários para obtermos essa virada de consciência.  O que ele já sabia no século XIX, é que problemas poderão ser resolvidos a partir do momento que o individuo busca motivos para a ressignificação de suas crenças e valores. Ressignificar, segundo a PNL (programação neurolingüística), é um método utilizado para dar novo significado as nossas experiências e com isso mudar nossa visão do mundo.

É provável que Einstein talvez não tenha utilizado o termo “ressignificação”. No entanto, a frase provocativa dele nos faz compreender com clareza, que a expansão da consciência individual fundamentalmente está condicionada a ressignificação de valores e crenças sobre determinadas realidades. Ao se submeter ao processo de ressignificação de conceitos primários da compreensão do mundo, um novo modelo mental passa a ser o mecanismo de transformação do comportamento, fazendo interagir e interpretar novas perspectivas da realidade. Para Willians, Hollan e Stevens os modelos mentais são compostos de objetos autônomos com certa topologia, são rodáveis por meio de inferências qualitativas locais e podem ser decompostos.

O conjunto de crenças e valores individuais constrói pilares que sustentam a compreensão da existência individual. Ou seja, trata-se do modelo de representação interna do indivíduo, que baseia- se em experiências vivenciadas por ele. Sendo que dessas mesmas informações obtém-se múltiplos resultados podendo ser bons ou ruins, já que dependerá da forma como tais situações serão interpretadas ou ressignificadas.

O Pensamento de Einstein encoraja a reflexões e questionamentos objetivos de como o sujeito reagirá frente às situações futuras, mediante aos resultados obtidos do novo, ampliando seu modelo mental. Da mesma forma, fica claro que o individuo para ser capaz de desenvolver novas percepções e crenças, consequentemente alterando seus comportamentos, terá a necessidade de compreender as suas motivações. Ao contrário disso, a mesmas crenças e valores, podem servir de impedimento, tornando metas inatingíveis, levantando a ideia de incapacidade para alcançá-las.

Para alterar esse modelo mental e com isso obter novos resultados, as nossas motivações é que poderão colaborar com este processo de alteração e ampliação a ponto de promover significativas mudanças de comportamento que levarão a solução de problemas. Conclui-se com isso que, Escolas de negócios como o ISAE (Instituto Superior de Administração e Economia), exercem papel importante para o desenvolvimento da motivação e expansão de novos modelos mentais, através da ressignificação de crenças, com práticas inovadoras e transformadoras de educação. O compromisso norteado por uma formação sustentável e inovadora transforma e possibilita que líderes e gestores globalmente responsáveis estejam motivados a desenvolverem novos modelos mentais para responder e solucionar problemas.

 

*Artigo escrito pelos alunos do ISAE/FGV: Célia Maria Polak | Claudio Marcio da Silva | Diogo Loureiro Dias | Jesse | Julimara de Fátima Pepes Santos | Marília Munhoz Vilalba Rodrigues | Patrícia Maria Martins G. Braga F | Orientadora: Professora Ma. Fabiana Crivano Lopes. O ISAE/FGV é uma instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]