• Carregando...
Férias escolares é tempo de reflexão
| Foto:

As férias escolares são sempre um período no qual muitos dos pais não sabem o que fazer com as crianças. Os pequenos não param de aprender e de buscar conhecimento. Nessa época da vida, cada ação feita refletirá em sua formação, então porque não aproveitar este momento para passar conhecimentos de cidadania, amor ao próximo e sustentabilidade.

Reforcem às crianças a importância do melhor aproveitamento dos bens duráveis ou não. São diversos exemplos que podemos dar, mostrando sempre que devemos nos importar com o bem estar dos demais e que vivemos na coletividade. Uma lição bem simples, pode ser ensinar que aquele arroz que sobra não é desperdiçado quando vira um bolinho.

Da mesma forma podemos incentivar a separação de roupas, junto com uma boa limpeza nos armários, pois todos têm aquelas roupas que ficaram pequenas, ou aquelas das quais não gosta e acaba não usado, que podem ser doadas. Da mesma forma, devemos ensinar a fazer com os brinquedos, que geralmente se amontoam pelo quarto, principalmente no pós-Natal, que é uma época na qual os pequenos ganham muitas novidades. Esse excedente de brinquedos e roupas podem fazer a alegria de outras crianças. Assim, reforçamos por meio dos exemplos, que tudo pode ser reaproveitado e aquilo que não serve mais em sua casa, pode ser muito útil para uma outra família.

Vamos aproveitar esse período do ano para passar ensinamentos de valores, daqueles valores que constituem o bom ser humano, que formam caráter e que deixam as pessoas melhores, pois é de pessoas melhores que precisamos para transformar a nossa sociedade.

 

*Artigo escrito por Esther Cristina Pereira, presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.  

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]