• Carregando...
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)| Foto:
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Com os problemas econômicos e a crise em diversos setores, inúmeras organizações têm revisto e olhado com mais atenção os seus planejamentos estratégicos. Falando em grandes corporações, isso se torna mais forte. Por isso, é imprescindível estar atento ao mercado, com foco na gestão de riscos e também na gestão de crise. Estou em crise, o que posso fazer? Como pode se ver oportunidade em um momento tão conturbado?

Segundo o especialista em planejamento Luciano Vicenzi, a empresa precisa no primeiro momento saber comunicar, tanto internamente quanto externamente, expondo de uma maneira clara, ética e objetiva o que se passa naquele momento. “Esse é um primeiro passo, o segundo passo é mapear o que houve de errado e quais pontos levaram a isso. Para aí conseguir achar uma solução, reinventado a empresa”, afirma.

Nesses momentos, quem entra em ação é o plano de contingência e a gestão de riscos. É necessário que as empresas tenham isso, para que em caso de crise possam estar alicerçadas em um plano sólido, construído por especialistas e a alta gerência. “A gestão de riscos permite à empresa montar cenários diversos, podendo se adequar à situação atual”, coloca Maurício Carvalho, ganhador do último Prêmio Equilibrista, premiação concedida ao profissional que se destaca em projetos financeiros.

Esse período de mudanças tem que ser muito bem traçado pela empresa. Como relata Luciano Vicenzi, a primeira atitude é alinhar com os gerentes e seus colaboradores o que será utilizado neste novo momento, já que são eles que entregam o produto para os clientes e stakeholders. O segundo passo é criar um comitê de riscos, formado pelo board e área de compliance, para analisar a aderência das práticas, atividades e suas regulamentações, além de ter a ação de uma auditoria externa, para que possam fazer uma análise criteriosa desse planejamento.

A crise está aí e afetando desde o pequeno ao grande empreendedor. Porém, o planejamento antecipado e uma gestão de crise pode transformar esse momento ruim em uma oportunidade para se rever conceitos e, até mesmo, reposicionar e reinventar a organização. As oportunidades podem surgir dos mais variados meios, basta o head da empresa estar antenado para as perspectivas que surgem ao longo deste ardo caminho.

*Artigo escrito pela equipe do ISAE/FGV, publicado também na 32ª Edição da Revista Perspectiva. O ISAE/FGV é uma instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]