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(Foto: SPVS)
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A educação voltada à conservação da natureza pode gerar bons resultados tanto para o município quanto para as áreas naturais. Foi o que constatou uma pesquisa com escolas municipais de Guaraqueçaba (litoral do Paraná), realizada pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS, em 2015. A intenção foi identificar a partir do envolvimento dos educadores com o meio ambiente, maneiras estratégicas de impulsionar ainda mais estes resultados.

Os educadores, que lecionam em escolas atendidas pelo Programa de Educação para a Conservação da Natureza, foram questionados sobre seus conhecimentos a respeito de espécies de fauna e flora nativas, sobre o quanto tratavam do assunto com seus alunos e se promoviam atividades práticas sobre meio ambiente e conservação da natureza.

Após a pesquisa, os professores participaram de ações de capacitação e foram acompanhados em suas práticas pedagógicas. Antes dessas atividades, os educadores alegaram que seus conhecimentos sobre áreas naturais eram de insuficiente a ruim e admitiram ter de pouco a pouquíssimo envolvimento com o meio ambiente. Raros afirmaram levar seus alunos para um contato direto com ambientes naturais.  Entretanto, após as oficinas de capacitação promovidas pela SPVS, os professores confirmaram ter tido melhoras relacionadas a seus conhecimentos e todos eles garantiram um tratamento mais frequente e contínuo sobre meio ambiente com seus alunos.

Esses resultados se refletem na prática nas escolas de Guaraqueçaba, onde desde 1991 a SPVS desenvolve uma série de atividades voltadas à conservação da natureza, entre elas formação de professores, cursos de contação de histórias, oficinas de arte-educação, além de criação e distribuição de materiais educacionais com a participação da comunidade escolar. A educação voltada à conservação da natureza tem um importante papel social devido a seu potencial de permear todo o processo educativo, não se limitando a uma disciplina.

“As ações de formação de professores do Programa priorizam por destacar, no próprio currículo municipal, a conservação da natureza como tema gerador. Em ciclos de sensibilização, informação e instrumentalização, diferentes gerações de educadores de Guaraqueçaba passaram pelas formações nos últimos 15 anos, o que contribuiu para a formação de cidadãos ainda mais envolvidos com as questões ambientais na região”, conforme destaca a bióloga e educadora responsável pelo Programa, Solange Latenek.

Segundo a professora Vânia Luiz, que trabalha na Secretaria Municipal de Educação e acompanha o projeto da SPVS desde o início, Guaraqueçaba já colhe os frutos das atividades desenvolvidas. Para ela, os alunos dos professores capacitados pelo programa são hoje adultos que cuidam do meio ambiente, um exemplo disso é o retorno de animais antes ameaçados de extinção para a região de Guaraqueçaba – que, por sua vez, abriga ecossistemas de alta qualidade ambiental e que está inserida no maior bloco remanescente da Mata Atlântica brasileira.

Desde o início das ações, desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Guaraqueçaba, 80 professores foram atendidos pelo projeto na região e aproximadamente 800 alunos foram indiretamente atingidos. Estes números representam um alcance de 70% do total de escolas de Guaraqueçaba.

Muito além da conservação de áreas e de espécies, o Programa de Educação voltada à Conservação da Natureza também busca capacitar professores e alunos para serem multiplicadores de uma intervenção cidadã que contribua para gerar alternativas que conciliem, na prática, a conservação da natureza com melhorias no bem-estar coletivo.

*Artigo escrito pela equipe da OSC Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS, parceira do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.

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