• Carregando...
(Imagem: Shutterstock/ Divulgação)
(Imagem: Shutterstock/ Divulgação)| Foto:
(Imagem: Shutterstock/ Divulgação)

(Imagem: Shutterstock/ Divulgação)

Nos últimos anos, a crise econômica e política tem assombrado os empresários brasileiros, que estão cada vez mais inseguros e preocupados com os mais variados segmentos da economia no país. Mas para diminuir os efeitos negativos ou, até mesmo, crescer neste momento conturbado é necessário inovar e buscar saídas inteligentes, sejam elas uma nova forma de se comunicar com os clientes ou um novo serviço.

De acordo com o professor do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) Rafael de Tarso Schroeder, especialista em Sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, inovar é a melhor maneira de crescer e se manter no mercado. “Todo empreendedor deve entender dois pontos principais quando está à frente de um negócio: o cliente e o mercado. Modificar a forma de fazer negócios é um aspecto fundamental e que deve ser levado em conta quando o assunto é inovar. Não estamos falando aqui que as empresas precisam radicalizar, mas devem levar em conta o mercado em que atuam e o consumidor que atendem”, destaca Schroeder.

Para o especialista, a transformação digital, apesar de parecer simples em pleno ano de 2016, é uma maneira de impactar nos negócios rapidamente. “Ter um site já não é mais suficiente. Com as redes sociais, fica muito mais fácil e rápido interagir com o cliente. Ali mesmo você consegue identificar os anseios e expectativas do seu público. É nesse ambiente digital que surgem muitas tendências e ele serve como um balizador para novas ideias e novos negócios”, detalha.

Mas toda inovação requer cautela, porém, detalhes simples podem fazer a diferença na hora de dar novos ares aos negócios. “O medo é um fator sempre presente para quem está acostumado a fazer as coisas sempre do mesmo jeito, mas toda inovação requer uma parcela de risco. Inovação e criatividade estão intimamente ligadas, portanto, muitas vezes, mudar a maneira como os negócios estão sendo conduzidos, mudar uma embalagem, dar um novo nome a um produto pode fazer a diferença”, explica Schroeder. Segundo o profissional, rever preço e margem de lucro, também, devem ser considerados, principalmente quando se trata de produtos que estão há muito tempo no mercado.

Além de repensar seu produto e sua forma de comercialização, o especialista diz que o empreendedor precisa olhar para dentro do seu negócio. “Muitas coisas começam na cultura das empresas e na forma como ela lida com o seu capital humano, envolvendo seus colaboradores. Inovar na sua estratégia de comunicação interna, por exemplo, pode fazer a diferença, principalmente quando há espaço para feedbacks”, comenta.

Confira algumas dicas fundamentais do professor Rafael de Tarso Schroeder para empresas que estão no caminho da inovação:

– Liderança consciente: O empresário precisa ficar atento à liderança e às mudanças cada vez mais rápidas.

– Definição de objetivos: Você precisa analisar onde você está e para onde você quer ir.

– Discutir internamente: Todo processo de inovação requer mudanças, e toda mudança necessita de um planejamento.

– Criar a cultura de inovação: Criatividade é algo que você aprende. Portanto, os empresários devem investir e desenvolver os talentos que possuem dentro das corporações.

– Tire os negócios do papel: Não adianta planejar e não executar. Coloque as ideias em prática.

– Determinação: Inovação é um caminho sem volta, a partir do momento que você identificou essa necessidade em seu negócio, invista nela.

– Crise: É exatamente aí que surgem as oportunidades, principalmente em um cenário incerto econômico e politicamente, como a nossa atual realidade. Inovar é correr riscos e pequenas alterações podem promover, sim, grandes impactos.

*Artigo escrito pela equipe do ISAE/FGV, publicado também na 39ª Edição da Revista Perspectiva. O ISAE/FGV é uma instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]