• Carregando...
(Imagem: Reprodução)
(Imagem: Reprodução)| Foto:
(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Outubro é o mês das crianças. Para quem ainda não tem filhos, mas têm sobrinhos ou afilhados, a responsabilidade é um pouco menor, mas não deixa de ser compartilhada. Se eles costumam adotar o exemplo dos adultos, imaginem serem incentivados desde pequenos à prática de boas ações? Isso sim é cidadania!

Separar o lixo reciclável, não jogar comida fora e separar roupas e brinquedos sem uso são alguns dos exemplos que servem de lição para pais e filhos. Algumas vezes, são os pequenos que trazem boas maneiras para dentro de casa, pois aprendem na escola e logo contagiam todos da família.

O trabalho voluntário é também um exemplo de cidadania que se aprende desde cedo. Muitos pais assistem a palestra informativa do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba e não é difícil encontrar crianças ou adolescentes. Se o primeiro motivo é levá-los por não ter alguém para cuidá-los nesse período, o segundo motivo pode ser dar o exemplo, de pais para filhos. O mesmo acontece com a prática voluntária. Eu mesmo lembro das inúmeras vezes que minha mãe, pelo menos uma vez por semana, me levava para a APAE da minha cidade participar de aulas de pintura e bordado enquanto ela era professora voluntária de libras.

Por isso, o convite para este mês e para todos os outros é que você adote comportamentos de exemplo para nossas crianças e adolescentes. Mais do que o futuro, eles são o presente, o presente para nossa sociedade!

*Aline Vonsovicz é jornalista voluntária do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]