• Carregando...
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)| Foto:
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Não é apenas na semana do Meio Ambiente que falamos sobre Meio Ambiente. Nos últimos anos, um dos conceitos mais em evidência é o Desenvolvimento Sustentável, aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades. A Sustentabilidade tem três pilares prioritários, sendo: ambiental, social e econômica (planeta, pessoas e lucro). O grande dilema do desenvolvimento é preservar o meio ambiente e ainda garantir o crescimento econômico.

Por isso, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que irão vigorar de 2016 até 2030, apontam metas específicas referentes aos eixos da sustentabilidade. Dentre os 17 objetivos propostos, destacam-se 4 que tratam de forma direta a Sustentabilidade Ambiental: que se refere à manutenção do meio ambiente do planeta Terra, mantendo a qualidade de vida das pessoas.

Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos (ODS6);

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos (ODS13);

Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável (ODS14);

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade (ODS15).

Assim como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estão sendo chamados os atores sociais: poder público, empresas e sociedade civil para a definição das metas e indicadores e, principalmente, no envolvimento do alcance das mesmas. Pela descrição dos objetivos há um direcionamento maior para a questão dos recursos hídricos, saneamento, a questão das mudanças climáticas, o uso sustentável dos ecossistemas e a biodiversidade do planeta.

Em relação aos recursos hídricos, haverá metas para o acesso universal equitativo à água potável; acesso ao saneamento; melhora da qualidade da água reduzindo a poluição; aumentar a eficiência do uso da água; implementar uma gestão integrada dos Recurso Hídricos e ampliar a cooperação internacional em programas relacionados. Estas metas são fundamentais para minimizar os impactos dos problemas de escassez da água que estamos vivendo.

Outro objetivo bem relacionado à sustentabilidade ambiental proposto pelos ODS é o de tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos, outra ameaça que vivenciamos no dia a dia. As metas estão, principalmente, na adaptação aos riscos relacionados às catástrofes naturais, integrar as estratégias aos planos nacionais, melhorar a educação e conscientização das pessoas e implementar os compromissos internacionais em relação ao tema.

Com o objetivo de conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos foram desenvolvidas as seguintes metas: redução da poluição; gerir de forma sustentável os ecossistemas marinhos e costeiros; minimizar os impactos dos oceanos; acabar com a pesca ilegal entre outras.

Não menos importante, há também um objetivo de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade e finalmente foram determinadas metas específicas para a questão do solo.

Esse é um trabalho que envolve os governantes, as instituições privadas e públicas, as ONGs e cada cidadão deve contribuir positivamente para esse processo. Cabe, a cada um de nós, urgentemente, assumirmos nosso papel de cidadão consciente e responsável pelos nossos atos, consumos e nas nossas práticas no trabalho, em casa e na sociedade.

Para conhecer mais, acesse: http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=4009

*Artigo escrito pela professora Valderez Taborda, representante da Faculdades Santa Cruz no Núcleo ODM Curitiba e RMC do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo SESI-PR, e pela coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Rosane Fontoura. O Movimento NPP é parceiro voluntário do blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]