• Carregando...
(Foto; Arquivo ISAE)
(Foto; Arquivo ISAE)| Foto:
(Foto; Arquivo ISAE)

(Foto: Arquivo ISAE)

As 32 instituições acadêmicas mais atuantes nos Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME), reunidas no Champions Group, estiveram em Nova York no início de julho para debater o futuro da educação executiva responsável e para encontro com a diretoria do Pacto Global e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

No encontro, o Brasil foi representado por Norman de Paula Arruda Filho, presidente do ISAE/FGV e do capítulo brasileiro do PRME e membro da diretoria do Pacto Global. O grupo discutiu os próximos passos do movimento educacional das Nações Unidas e o papel dos Champions Groups na transformação da educação executiva mundial.

Além do ISAE, Escolas de Negócios da Austrália, Suíça, Estados Unidos, Peru, Colômbia, Egito, Filipinas, Finlândia, França, além de universidades de outros países, reuniram seus reitores, professores e profissionais da área de sustentabilidade para discutir o novo papel que a educação executiva deve assumir frente aos desafios sustentáveis.

Durante o encontro também ocorreu um almoço com o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon – com a presença do embaixador brasileiro, Antonio Patriota e do diretor executivo da rede mundial do Pacto Global, George Kell – onde foi debatido o zero draft da agenda pós-2015 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). O secretário-geral destacou a importância da parceria com empresários e investidores. “Os desafios mais difíceis do nosso mundo exigem soluções que envolvem o setor privado. Nenhum setor sozinho pode diminuir a mudança climática ou reverter a perda de biodiversidade. Nenhuma entidade sozinha pode acabar com a corrupção, a pobreza e a violência, ou promover a igualdade, especialmente para as mulheres”, comenta. “O sucesso depende de governos, empresas, investidores, educadores, ativistas e cidadãos. Juntos, podemos promover a paz e a segurança, proteger os direitos humanos e alcançar o desenvolvimento sustentável.”

Após o almoço, Norman Arruda Filho teve ainda a oportunidade de compartilhar com o secretário geral a evolução do PRME no Brasil e do processo de aproximação com o meio empresarial no qual o capítulo tem atuado, fortalecendo também o movimento do Pacto Global no Brasil.

Sobre o PRME- Princípios para Educação Executiva Responsável

O PRME tem como premissa mobilizar as escolas na adoção de princípios educacionais voltados à sustentabilidade, atuando na definição de propósitos, ênfase de novos valores, desenvolvimento de métodos inovadores, construção de parcerias e intensificação do diálogo com a sociedade. O ISAE foi uma das 60 instituições acadêmicas que, a convite da ONU em 2006, desenvolveram os seis princípios do PRME. Essa iniciativa em prol da educação executiva responsável já conta com mais de 500 signatários no mundo e tem o capítulo brasileiro como uma de suas principais redes, com 24 instituições de educação signatárias.

*Artigo escrito pela equipe do ISAE/FGV, publicado também na 29ª Edição da Revista Perspectiva. O ISAE/FGV é uma instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]