• Carregando...
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)| Foto:
(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos em 2000, durante a reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 191 países assinaram um pacto para eliminar a fome e a miséria até 2015. Os oito objetivos abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente. O trabalho em prol do ODM, no estado, teve início em 2004 por meio de uma iniciativa do Sesi no Paraná com o apoio de parceiros.

Nos 19 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), as metas do 1º ODM, de reduzir pela metade a população abaixo da linha da pobreza e a população que sofre de fome, foram alcançadas.

A meta de reduzir pela metade a população abaixo da linha da pobreza, ou seja, com renda mensal inferior a R$ 140,00, foi atingida em 13 municípios (Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ortigueira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania). Os outros seis municípios alcançaram mais de 80% da meta.

A meta de reduzir pela metade a população que sofre de fome foi cumprida por 17 municípios. O indicador utilizado para o cumprimento desta meta é o número de crianças desnutridas que foram pesadas pelo Programa Saúde da Família.

Saiba mais em www.portalodm.com.br

Paraná

O estado do Paraná alcançou a meta de reduzir pela metade a população abaixo da linha da pobreza, porém ainda são 750 mil pessoas que continuam nesta situação no estado.

O Paraná também alcançou a meta de reduzir pela metade a população que sofre de fome, sendo que, em 1999, 8,2% das crianças menores de dois anos estavam desnutridas e, em 2012, este índice passou para 0,6%.

Boas práticas

A Associação de Moradores e Amigos de Ventania (Amove), em 2011, promoveu uma capacitação para costureiras, com o objetivo de contribuir com a geração de renda das mulheres do município.

O grupo formado por 10 mulheres se revezam na confecção de roupas e também de artesanatos. Segundo uma das representantes do grupo, Rosilda dos Santos, cada artesã conquistou um incremento de 15% na sua renda com esta atividade.

Mobilização

A mobilização social para o alcance dos ODM, no Brasil, iniciou em 2004 com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. No Paraná, este trabalho iniciou também em 2004 com a criação do Observatório de Indicadores de Desenvolvimento do Sesi PR, responsável pelo Portal ODM (www.portalodm.com.br), que apresenta e analisa os indicadores dos ODM de todos os estados e municípios brasileiros. Em 2006, com a criação do Movimento Nós Podemos Paraná e, consequentemente, do Nós Podemos Campos Gerais, foi possível mobilizar os três setores da sociedade em prol dos ODM.

Saiba mais em: www.nospodemosparana.org.br

*Artigo escrito pela equipe do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo SESI-PR, parceiro voluntário do blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter: @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]