• Carregando...
(Foto: Jonathan Lins/ G1)
(Foto: Jonathan Lins/ G1)| Foto:
(Foto: Jonathan Lins/ G1)

(Foto: Jonathan Lins/ G1)

Existe uma época do ano em que os corações batem mais fortes, a generosidade fala mais alto, os abraços encontram pessoas, a experiência encontra a vontade de aprender, a doação ganha vida.  É a época de Natal.

Natal significa nascimento e esse nascimento pode ser entendido de várias formas, algumas das definições encontradas no dicionário dizem respeito ao ato de nascer, aparecimento, começo.

E o que é o voluntariado se não o ato de nascer? Nascer para uma nova cultura onde o conhecimento é doado sem querer nada em troca. E isso não significa que não recebemos algo também, pelo contrário, recebemos na mesma proporção em que doamos.  E ainda mais, recebemos saúde, bem estar físico, psicológico e social.

Se fizermos um paralelo do Natal com o voluntariado, encontraremos muito mais semelhanças do que imaginamos. No Natal, nosso lado mais humano se coloca a serviço e o voluntariado também é isso, é o nosso lado mais humano se colocando a serviço do outro.

O voluntariado é um gesto de amor e doação que pode começar com o clima envolvente do Natal, mas que pode continuar por todos os dias do ano, tornando-se parte das nossas vidas. É o começo de uma nova vida, de novas escolhas e possibilidades que são possíveis a todos.

Que o Natal que se aproxima seja um convite à doação, o convite a uma prática que favorece muito quem recebe e muito mais quem doa. A prática do voluntariado.

*Viviana Christina do Prado é voluntária do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

 **Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter: @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]