• Carregando...
Foto: (Divulgação)
Foto: (Divulgação)| Foto:

TerminplanerOs Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem a nova agenda sustentável da ONU. Lançada em 2015, após o encerramento do prazo de execução dos oito jeitos de mudar o mundo, os 17 objetivos estão organizados agora em plataformas que discutem quatro eixos centrais: Social, Ambiental, Econômica e Institucional.

Estas esferas de trabalho compõem os seguintes conteúdos: Social – relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça. Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento; proteção das florestas e da biodiversidade; combate à desertificação; e o uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas. Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros. Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

Bom, diante das complexidades apresentadas por este, ainda novo, quadro de trabalho da ONU, em diversos países, inclusive o Brasil, é mais do que hora de criar estratégias para coloca-las em prática. O Paraná foi pioneiro nessa iniciativa, buscando junto as suas regionais a apropriação desses novos conceitos e a aplicabilidade nas suas instituições sociais, poder público e iniciativa privada.

Dentre as regionais, aqui em Maringá, muito já se avançou quanto aos conhecimentos iniciais ligados a esse tema. Em julho de 2016 recebemos a representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD), a consultora Inalda Barros, que contribuiu com uma fala contextualizada sobre a aplicabilidade dos ODS nas práticas das instituições. Também apresentou a discussão sobre a construção dos indicadores de aferição que estava sendo criada em todo mundo. Na oportunidade, Inalda chegou a elogiar a iniciativa de Maringá, que naquele primeiro momento tinha sido a maior adesão ao compromisso com os ODS do Brasil.

Maringá foi pioneira naquele momento, quando cerca de 30 instituições, entre elas, empresas, ONGs e poder público, assinaram um termo de adesão, no qual se comprometiam com a busca pelo atingimento desses objetivos. Isso compreende também a importância de direcionar suas ações sociais para o rumo em que o mundo, de acordo com a ONU, está trilhando.

Diante desse contexto a cidade tem sido levada a pensar constantemente sobre a importância desse alinhamento, principalmente para as instituições sociais. Aderindo aos ODS, as mesmas são incentivadas a refletirem como conseguem contribuir na prática diretamente com esses objetivos.

O núcleo em Maringá tem sido expoente desses conhecimentos. Busca sempre o alinhamento conceitual com o Nós Podemos Paraná e principalmente com os direcionamentos dados pelo PNUD e ONU no Brasil.

Em 2017, o Nós Podemos Maringá já começou a todo vapor. Diversas reuniões de um colegiado, bastante ativo, aconteceram. Em fevereiro, o planejamento estratégico para o ano foi realizado. O direcionamento é de potencializar as ações e projetos que são realizados pelas instituições que compõem o coletivo. A proposta é realizar ações colegiadas pelo núcleo em prol de alguns direcionamentos centrais para a discussão na cidade, identificados pelo núcleo.

Um dos objetivos que está sendo trabalhado de maneira mais intensa em Maringá é o ODS 5 – Igualdade de gênero. O tema vem sendo trabalhado desde 2016, com reuniões quinzenais realizadas pelos integrantes do núcleo, sempre abrindo para a participação da comunidade.

Esse ano será dado um passo ainda mais ousado na discussão, que ainda é tão tabu na nossa sociedade. Realizaremos encontros em comunidades periféricas da cidade de Maringá, utilizando os espaços públicos/comunitários, com o intuito de problematizar questões como: machismo no cotidiano; relacionamento abusivo; desigualdade no ambiente de trabalho; violência contra a mulher. Esses e outros temas que estão diretamente ligados a rotina de exclusão serão colocados na roda para um bate papo simples, mas, de certo, potencializador de novas atitudes e consciência.

A intenção do núcleo é desmitificar os ODS, e, mais que isso, conscientizar a população de uma forma geral que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária só se faz com a mudança de atitude de todos nós.

 

*Artigo escrito por Patrícia Lopes Sodrá, Psicóloga, Consultora e gestora de Sustentabilidade da Agência Fato e Coordenadora do Núcleo Nós Podemos Maringá, articulado pelo SESI PR, parceiro voluntário do blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]