• Carregando...
(Foto: Free Images)
(Foto: Free Images) | Foto:
(Foto: Free Images)

(Foto: Free Images)

Há muito tempo as mulheres têm brigado por seu espaço na sociedade. Principalmente ao que diz respeito aos seus direitos e seu espaço no mercado de trabalho. Ocorreu um aumento considerável no número de mulheres nas empresas, porém seus salários ainda são inferiores, quando os comparado ao público masculino.

Um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial revelou que em 2015, o Brasil caiu nove posições no ranking de equidade de gênero: em 2013, o país ocupava a 62ª posição, e hoje encontra-se no 71º lugar. Segundo o Fórum, se mantidas as tendências atuais, a equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho no mundo só será plenamente alcançada em 2095.

Lançados em 2015, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, contam com diversos propósitos que precisam ser exercidos pela sociedade como um todo. O ODS 5, busca alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. A criadora do “Carreira de Mulher”, grupo que busca o aperfeiçoamento e auxílio de mulheres, Sandra Choma, fala sobre o espaço da mulher e como a ascensão delas no mercado de trabalho pode crescer cada vez mais. Confira a entrevista abaixo.

Perspectiva – Muitas empresas já contam com um número superior de mulheres, porém não em posição de destaque, o que falta para isso acontecer?

Sandra – É uma mudança cultural que depende também das mulheres. Primeiro precisamos escolher cursos de graduação ou especialização que permitam uma formação na área de exatas. Isso se faz necessário porque para atuar na alta gestão de uma empresa é necessário saber também lidar com informações numéricas, balanços, projeções etc. Segundo é necessário que as mulheres se apresentem como candidatas às posições de liderança, existe um problema na confiança das mulheres, elas somente candidatam-se às posições quando possuem 100% das qualificações, sendo que os homens arriscam mais, mesmo não tendo todos os requisitos eles candidatam-se às posições de liderança.

Perspectiva – As mulheres têm sido empreendedoras e ganharam um certo destaque no mercado. O que fez com que elas “saíssem” do casulo e começassem a empreender?

Sandra – As mulheres estão buscando empreender porque a atuação informal oferece mais flexibilidade para também cuidar das crianças. Outra razão é a desilusão com o crescimento dentro do ambiente empresarial.

Perspectiva –  Os EUA podem ter sua primeira presidente mulher. Quão isso é importante para o empoderamento feminino?

Sandra – Isso é fundamental porque uma mulher no poder costuma priorizar questões relacionadas ao universo feminino, considerando que seria a presidente do Estados Unidos que possui uma influência mundial, seria ainda melhor. No caso ter tido uma presidente mulher fez com que várias questões femininas fossem priorizadas no Brasil.

Perspectiva  –  Quais as vantagens de ter uma mulher encabeçando um projeto?

Sandra – Inteligência emocional é um fator chave de sucesso no gerenciamento de projetos, as mulheres costumam lidar melhor com as emoções e, portanto, costuma ter uma maior inteligência emocional. Um fator importante no gerenciamento de projetos é o gerenciamento do stakeholders, e para gerenciá-los é necessário inteligência emocional.

Perspectiva – Quais dicas você deixaria para as mulheres que querem se destacar em suas carreiras?

Sandra – Arrisque-se, busque posições de liderança. Claro que ter uma base de competências, principalmente de gestão empresarial é fundamental, isso é empregabilidade. Outro ponto para o desenvolvimento da carreira da mulher, é o networking e nesse ponto as mulheres deixam muito a desejar, busque ampliar sua rede de relacionamento profissional. Não deixe de trabalhar questões pessoais como, a gestão do seu tempo, frente aos vários papéis que assume, as questões psicológicas para que seus pensamentos não te impeçam de crescer, ou seja, autoconhecimento pessoal e profissional é fundamental para destacar-se na sua carreira e ser feliz.

*Artigo escrito pela equipe do ISAE/FGV, publicado também na 40ª Edição da Revista Perspectiva. O ISAE/FGV é uma instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]