• Carregando...
O que aprendi observando formigas
| Foto:

Trabalhando em um projeto focado em sustentabilidade ambiental na Amazônia, aprendi lições preciosas com a natureza. Em especial, com as formigas. Certa vez, caminhava junto a um pequeno Igarapé e presenciei uma situação curiosa: o que para mim bastava um pulo para passar de uma margem à outra, para aqueles insetos a travessia parecia ser impossível.

Porém, havia um arbusto tipo palmeira cujos ramos eram amplos e se projetavam na direção da margem oposta. Mas ainda ficavam distantes do chão. As formigas foram então se concentrando na extremidade de um ramo, formando uma bola e aumentando seu peso. Finalmente, quando estavam a poucos centímetros do solo, fizeram uma espécie de corda de formigas e se prenderam em um galho caído no chão.

Toda a colônia estava passando por esta ponte, usando umas às outras como caminho, assim cruzando o riacho. Pensei, “- uma hora todo mundo vai passar e o que vai acontecer com quem sobrar?” Entardecia e eu mesmo tinha uma caminhada pela frente. Segui pensando em tudo aquilo e nos desafios de meu próprio projeto.

Em minha tradição cristã existe um provérbio que diz: “- Observe a formiga, reflita nos caminhos dela e seja sábio!” Com certeza organizações e Redes do Terceiro Setor podem aprender preciosas lições com a natureza. Você vai ver as formigas com outros olhos, mesmo quando elas estiverem apenas atacando seu doce preferido esquecido na mesa, já adiantando: formigas não desperdiçam recursos.

    Finalmente, deixo a Regra de ouro: Autogestão. As formigas não possuem chefes, supervisores ou diretores: são pontuais e cumprem sua missão com paciência e perseverança.

    Nas organizações vencedoras e nas sociedades maduras existe uma pergunta chave que determina o sucesso dos projetos. Seja qual for seu ambiente de trabalho ou seu nível de relacionamento, a pergunta que transforma energia em sinergia é:

    – O que podemos fazer juntos?

     

    *Artigo escrito por Gustavo Adolpho Leal Brandão, consultor especializado pela UFRJ para o Terceiro Setor, Certificado pelo PMD PRO – Project Management for Development, Empresário, Consultor na Una Consultoria, Coach e Consultor em Compliance pela Mentoris Educação e Desenvolvimento.

    **Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

    0 COMENTÁRIO(S)
    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros

    Máximo de 700 caracteres [0]