• Carregando...
O que fazer com os cachorros abandonados?
| Foto:
Arca de São Francisco

O Centro de Ação Voluntária de Curitiba recebe constantemente ligações de pessoas perguntando sobre onde deixar cachorros abandonados. Alguns relatos são de cachorros recém-nascidos que são deixados nas portas das casas, ou de cachorros que vivem circulando na região.

Infelizmente não conhecemos na cidade nenhum trabalho que esteja disponível para recolher e atender cachorros abandonados. As ONGs que atuam com a finalidade de atender os animais estão superlotadas, dependendo muito de doações para alimentar e medicar os cachorros abrigados por elas.

Verificamos, ligando para o telefone 156 da Prefeitura de Curitiba, que não existe nenhum serviço público disponível para recolhimento ou cuidados dos animais, ficando a responsabilidade para todos nós cidadãos encontrarmos uma maneira de atender os animais.

Formas de ajudar existem:

• Ao invés de comprar animais, adote um que viva em alguma ONG com esta finalidade. Existem diversas feiras de adoção espalhadas pela cidade. No site www.acaovoluntaria.org.br temos também algumas organizações cadastradas.

• Se você tem animais, procure veterinários que dão suporte a estas ONGs. Em Curitiba, a Sociedade Protetora dos Animais tem uma clinica veterinária própria, onde a renda é revertida para manter a instituição.

• Seja voluntário ou faça doações para ONGs que atuam com proteção aos animais em Curitiba e Região Metropolitana.

• Participe ativamente dos movimentos organizados para proposições de politicas públicas acerca dos animais.

• Denuncie as pessoas que cometem maus tratos e abandono aos animais. A Lei N° 24.645, prevê pena para todo aquele que “abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária”.

Fazer a nossa parte é um ato de cidadania, articular-se para esta causa é uma ação voluntária transformadora!

*Artigo escrito pela equipe do CAV, instituição parceira do Instituto GRPCOM

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]