• Carregando...
O que os 17 ODS da ONU para 2030 tem a ver com você?
| Foto:

A ONU criou o programa chamado Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que pretende solucionar, até 2030, 17 dos maiores desafios econômicos, sociais e ambientais que nosso planeta está passando. Mas o que eu e você temos a ver com isso, afinal?

Dou aulas de Recrutamento e Seleção e outras soft skills relacionadas a Carreira, Empregabilidade e Mercado de Trabalho em escolas de negócios, universidades e organizações em Curitiba, inclusive no ISAE FGV. Tive uma surpresa muito positiva quando a instituição pediu de forma inovadora para que eu alinhasse o meu planejamento de aulas 2018 com esta Agenda da ONU com os 17 ODS. E percebi, com felicidade, que as minhas aulas estão diretamente alinhadas com o ODS 5 (igualdade de gênero) e com o ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico).

Esse convite do ISAE FGV me fez pensar sobre esse assunto. Cheguei à conclusão de que eu, como professora facilitadora, tenho a capacidade de impactar positivamente uma série de alunos e trabalhar para ajudar a atingir essas metas. E pergunto a você também: quais são as atividades que você poderia adotar para que sejam atingidos esses objetivos?

Falando mais especificamente sobre o ODS 5, ainda temos um gap imenso entre os salários dos homens e das mulheres. Pessoas do sexo feminino recebem 25% a menos do que seus colegas que ocupam o mesmo cargo. E se fosse com você? Se você faz gestão de pessoas, tome a iniciativa de fazer essas mudanças hoje. Leve em consideração que a remuneração deve estar associada à função e não ao gênero. Também procure contratar mais mulheres para os cargos de liderança. Eu, que também atuo como Headhunter, faço minha parte em sala de aula, nas redes e no dia a dia para aumentar o número de mulheres em cargos de liderança buscando também incluir mais mulheres finalistas em processos seletivos que trabalho.

Já em outros temas que trabalho em sala como por exemplo Carreira, Empregabilidade, Mercado de Trabalho, Networking e LinkedIn, abordo aspectos do ODS 8. Inclusive atuo como voluntária em um dos Projetos do ISAE conversando também com imigrantes e refugiados que pretendem se recolocar no mercado de trabalho brasileiro. Aqui faço um convite novamente: se você tem o poder de escolher as pessoas que vão trabalhar na sua empresa, dê a chance de estrangeiros também ocuparem estas vagas. Num mundo tão globalizado, ter alguém que nasceu em outro país enriquece a cultura da organização!

Portanto, para responder à questão inicial no título deste artigo: as pequenas atitudes, quando praticadas com frequência e propósito, trazem grandes mudanças, inclusive quando falamos de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2030. Vamos conferir a lista de objetivos da ONU e juntos adotar práticas positivas no nosso dia a dia? Nossa economia, ambiente e planeta agradecem!

 

*Artigo escrito por Fabiana SchneiderConsultora de Carreira e Headhunter. Com quase 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional em que atuou em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos se dedicou à área de Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano. É graduada em Administração de Empresas, com MBA Executivo em Marketing, certificada em Assessment Training DISC e em Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Participou como Founding Member do Carreira de Mulher, uma startup acelerada pelo ISAE no 1º Ciclo de Capacitação em 2015. ISAE/FGV é uma instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]