• Carregando...
(Imagem: freepik)
(Imagem: freepik)| Foto:
(Imagem: freepik)

(Imagem: freepik)

Esses dias me deparei com um pensamento curioso: todo voluntário é cidadão? Pode parecer estranha a pergunta, mas achei interessante refletir sobre o assunto. Para entender melhor resolvi dividir em duas outras perguntas: o que é ser voluntário e o que é ser cidadão?

A primeira pergunta me pareceu bastante simples de responder, pois já vi várias vezes nas palestras do Centro de Ação Voluntária de Curitiba. Voluntário é a pessoa que assume livremente responsabilidades transformadoras na sociedade sem receber dinheiro em troca. Ou seja, o voluntário é a pessoa que faz algo por vontade própria para ajudar no desenvolvimento da sociedade.

A segunda pergunta foi um pouco mais complicada, pois a cidadania normalmente tem relação em ter direitos e deveres garantidos pelo poder público. Porém eu não queria ficar limitado à visão legal da palavra. Lendo e pesquisando cheguei à conclusão de que ser cidadão é viver em sociedade, se relacionar com outras pessoas, cumprindo diversos papéis. Portanto, todos somos cidadãos, sendo um dever contribuir com o desenvolvimento social.

E o que tem a ver o voluntariado e a cidadania? Com as respostas que encontrei, percebi que existe uma diferença na forma que assumimos uma responsabilidade. O voluntário se motiva por si só e o cidadão tem deveres constitucionais perante a sociedade. Mas além dessa diferença, existe uma relação muito positiva na forma como as pessoas atuam em busca de uma sociedade melhor.

Então cheguei à seguinte conclusão: todos os voluntários são cidadãos, mas nem todo cidadão é voluntário, pois os voluntários são aqueles que buscam fazer algo a mais por um mundo melhor. Podemos sonhar com um mundo onde todos cidadãos sejam voluntários em seus deveres e trabalhem para o desenvolvimento social.

*Artigo escrito pela equipe do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável. 

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]