• Carregando...
Foto: Stock.xcnhg

Foto: Stock.xcnhg

O mundo é constantemente transformado em decorrência das intervenções do homem. Mas, as interferências do homem no mundo em que vivemos são balizadas, inegavelmente, pelas Ciências e pelas Tecnologias.

No Brasil, contudo, e felizmente, estamos cada vez mais alinhados com a Ciência e a Tecnologia. Exemplos significativos desta realidade são mostrados seguidamente quando realizamos anualmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) a qual objetiva promover e estimular fortemente atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos.

Promovidas e coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), as SNCTs, partindo de sugestões recebidas de consultas realizadas a diversas Organizações da Sociedade, adota sempre um tema relevante em torno do qual as ações são desenvolvidas.

Diversas estratégias são debatidas ao longo das SNCTs para garantir a mudança necessária de paradigmas para enfrentar os desafios da Sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social no país. Particularmente são analisadas proposições significativas sobre como a Ciência e a Tecnologia podem contribuir de forma efetiva, eficaz e eficiente, na Erradicação da Pobreza, possibilitando, em decorrência, diminuir as enormes desigualdades sociais em nossa Nação.

As SNCTs vêm mostrando, desde 2004, quando foi realizada a primeira edição da SNCT, que o brasileiro tem forte vocação para o fazer Ciência e para o Inovar em Tecnologia.

Valorizar a criatividade, incentivar a atitude científica e tecnológica, mostrar para as pessoas a importância da Ciência e da Tecnologia para a melhoria de vida de cada um e para o desenvolvimento da nação sempre foi o objetivo da SNTC. Contudo, outra função importantíssima da SNCT é permitir à população não apenas se inteirar sobre os avanços tecnológicos e científicos, mas principalmente, ter a possibilidade de discutir abertamente os correspondentes resultados e as consequências sobre o atual estado de desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no país para reivindicar soluções mais próximas e necessárias.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL é o tema da XI SNCT, programada para ser desenvolvida entre os dias 13 e 19 de outubro de 2014.

Como a “temática” é ampla são esperadas ações inolvidáveis em favor da simbiose entre Sustentabilidade, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Carlos Magno Corrêa Dias, Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), membro do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema FIEP.

Artigo escrito por Carlos Magno Corrêa Dias, Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), membro do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) . O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE é colaborador voluntário do blog Giro Sustentável.

 

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]