PUBLICIDADE

Giro Sustentável

Enviado por Instituto GRPCom, 20/02/14 7:41:08 AM

Oportunidades para desenvolvimento do (e no) Terceiro Setor

Palestra realizada em Ponta Grosa, em parceria com o CEDCA -Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, sobre captação de recursos junto ao FIA. Foto: Arquivo Instituto GRPCOM.

Palestra realizada em Ponta Grosa, em parceria com o CEDCA -Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, sobre captação de recursos junto ao FIA. Foto: Arquivo Instituto GRPCOM.

O “mercado” do Terceiro Setor paranaense está aquecido, especialmente para as organizações e gestores da região de Curitiba. No início desta semana, a equipe do projeto Serviços e Cidadania, do Instituto GRPCOM, anunciou a adoção de um sistema de editais, a partir do qual valorizará e acompanhará mais de perto as demandas solicitadas pelas ONGs, para a execução de serviços nas áreas de gestão e de comunicação. O sistema permitirá ainda que a equipe do IGRPCOM envolva ainda mais os seus diversos parceiros – empresas, instituições de ensino superior e entidades de classes – interessados em contribuir gratuitamente para o desenvolvimento e a profissionalização do terceiro setor em todo o Paraná.Além desta novidade, o Serviços e Cidadania já anunciou o seu primeiro evento de capacitação do ano – uma palestra com o consultor de empresas Ricardo Cougo, sobre gestão estratégica de pessoas e organizações. E mais: cada uma das 8 regionais do projeto (Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Noroeste e Ponta Grossa) já está verificando os detalhes finais para o calendário de capacitações em 2014, com ofertas de cursos e oficinas nos quatro cantos do Paraná – muito embora seja em Curitiba onde as opções realmente mais proliferam: curso de gestão, em parceria com o ISAE, no primeiro semestre; a segunda edição do Práticas do Terceiro Setor, para acadêmicos, no segundo semestre; e novas edições dos já consagrados Ideia Social (em parceria com a AIESEC) e do Colóquio de Direito do Terceiro Setor, juntamente com a OAB-PR.

Parceiros do IGRPCOM, a INK e o escritório Marins&Bertoldi divulgarão em breve a lista dos 20 empreendimentos sociais selecionados para participar da segunda edição do projeto Legado. Ainda nesta área, um convênio firmado no final do ano passado entre a Universidade Federal do Paraná e o SEBRAE prevê uma série de iniciativas para valorizar e incentivar o empreendedorismo com foco em negócios sociais. Por fim, o Núcleo do Terceiro Setor do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial também deverá continuar realizando eventos que ajudem a promover e profissionalizar as ONGs de todo o Paraná.

Vale a pena acompanhar de perto tudo isso!

Para quem não necessariamente trabalha nesta área, mas quer se desenvolver com cursos e especializações, as opções também são diversas. Entre as principais iniciativas, a Fundação Itaú Social está se organizando para lançar em Curitiba, ainda em 2014, uma nova edição do Avaliação Econômica de Projetos Sociais; a ONG Sociedade Global já está divulgando o processo de inscrição para a nova turma do programa Jovens Profissionais de Desenvolvimento, que tem como público alvo pessoas que “buscam sua profissionalização como Líderes Sustentáveis e Agentes de Transformação em um novo perfil de Cidadania Global”; e o programa Germinar, do Instituto Eco Social e apoiado pelo Centro de Ação Voluntária, que tem a proposta de formar consultores e facilitadores para atuar na área social. A grande novidade é a recém-lançada especialização em Gestão de Entidades do Terceiro Setor, das Faculdades Pequeno Príncipe, com duração de 19 meses e carga horária de 360 horas – e que terá entre os professores alguns dos mais experientes nomes paranaenses da área.

Ou seja, não faltam incentivos para que o terceiro setor e quem está atuando ou quer atuar nele se desenvolva(m). Na hora de escolher uma opção, planejamento é fundamental: é preciso adequar aquilo que cabe no orçamento (se não for gratuito, é claro) à disponibilidade de tempo necessária para aproveitar bem o que a capacitação pode oferecer.

 

*Artigo escrito por Rafael Riva Finatti, colaborador do Instituto GRPCOM em Curitiba.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
    • Estou esperando o Beer Train voltar pro Paraná aqui pra Curitiba-Litoral, em janeiro vi o vídeo do mestre cervejeiro e achei muito bacana, no próximo estarei presente com certeza! - Lucas Brasil Dib - 31/12/1969 21:00:00
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Buscar no blog
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar