• Carregando...
(Foto: Zig Koch)
(Foto: Zig Koch)| Foto:
(Foto: Zig Koch)

(Foto: Zig Koch)

O Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) é uma espécie quase exclusiva do Paraná. Ele só existe na Mata Atlântica e vive entre o litoral sul de São Paulo e o litoral norte de Santa Catarina. Ao todo, sua população é de mais de seis mil aves, das quais cinco mil vivem no litoral paranaense.

Sua existência, no entanto, está sob constante ameaça. Seu habitat natural, a rica e diversificada floresta, sofre com a destruição. Outro “predador” é o ser humano, que captura os filhotes para o tráfico de animais silvestres.

Para diminuir cada vez mais tais ameaças, o Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa – desenvolvido pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) – busca, desde 1998, promover a pesquisa biológica, o monitoramento populacional da espécie e a educação para conservação. Além disso, apoia iniciativas que criem alternativas de renda para a população que vive ao redor do habitat do animal, como meliponicultura e ecoturismo.

Todo o Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa executado pela SPVS é baseado no Plano de Ação Nacional para Conservação dos Papagaios da Mata Atlântica, documento que busca elaborar uma série de ações estratégicas para minimizar as ameaças às espécies de papagaio.

“O documento oferece informações sobre a biologia das espécies, identifica os principais fatores de ameaça e propõe uma série de medidas de conservação para implementação em diversas áreas temáticas, como ampliação do conhecimento científico e do envolvimento da sociedade”, esclarece a coordenadora do Projeto, Elenise Sipinski.

A SPVS participou desde o início da elaboração do documento, que reuniu pesquisadores, gestores de unidades de conservação e analistas ambientais, contribuindo com informações sobre a espécie e também executando ações relativas ao animal.

A fim de monitorar e avaliar as ações já realizadas pelo Plano de Ação, a coordenação técnica, realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), se reúne com representantes de organizações como a SPVS na próxima terça-feira, dia 21, em Florianópolis (SC).

Além do Papagaio-de-cara-roxa, o documento também abrange a proteção a outras quatro espécies: Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), Papagaio-charão (Amazona pretrei), Papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) e Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva).

No local da reunião, que se estende até o dia 24, foi montada a Exposição do Papagaio, composta por 125 imagens registradas pelo fotógrafo Zig Koch, que há quase dez anos documenta de forma voluntária as ações do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa.

Zig conta que sempre acreditou na força das imagens, por isso seu envolvimento com o projeto. A exposição utiliza fotos que impressionam pela beleza, cor e simplicidade como um instrumento de sensibilização quanto à fragilidade da espécie e a sua conservação.

*Artigo escrito pela equipe da ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS, parceira do Instituto GRPCOM no Blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter: @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]