• Carregando...
Pensar em sustentabilidade
| Foto:
Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

Quando pensamos em sustentabilidade, necessariamente, precisamos avaliar o que é mais importante: o Ser ou o Ter. Pensar em sustentar nosso globo terrestre vivo, diante do poder do consumismo que hoje assola os seres humanos, é tarefa quase impossível. É extremamente triste observar como o ser humano se comporta ao ter que comprar alguma coisa. É impressionante e desesperador. Acaba virando um animal irracional ao precisar entrar em um shopping no sábado, por exemplo.

O Dia das Mães, por exemplo, virou sinônimo de dia de comprar alguma coisa. Perdeu-se o apego pelo comportamento que temos com e pela mãe durante o ano todo. O sustentar uma energia positiva e familiar se dá em atitudes mais simples que o presentear, atitudes que levam a um pensamento inteligente de agir para um mundo melhor, em ações e reações que incluam a consciência da teia da vida que fazemos parte.

Para que possamos levar nossas crianças a um futuro de qualidade, temos que conscientizar o entorno de nossa família, o consumir não sendo prioridade, mas sim o ser como conceito de felicidade verdadeira. Quando vemos os lixos tecnológicos gerados atualmente, devemos ficar desesperados, pois a construção da nova tecnologia é incessante e insaciável para o ser humano.

Sustentar nosso mundo não é tarefa complexa, se adotarmos pequenas atitudes no dia-a-dia, como usar a mesma caneca para o cafezinho, repor a água na garrafa descartável, reusar o pacote do presente, guardar o azeite usado para o destino certo, desligar todas as luzes possíveis dentro de casa, utilizar o verso do papel, dar carona solidária. Enfim, pequenas atitudes que são quase imperceptíveis ao nosso olhar, mas que fazem uma diferença enorme se pensarmos no todo.

Não é fácil percebermos que fazemos parte de um grande jogo de dominó em que cada peça é de fundamental importância para o jogo inteiro se formar e se concretizar. Não é fácil percebermos que somos parte de uma teia da vida, na qual nossas atitudes estão intimamente ligadas à qualidade de vida de todo o planeta. Atitudes cuidadosas e positivas nos tornam pessoas que fazem do nosso mundo um mundo melhor.

>> Esther Cristina Pereira – diretora da Escola Atuação, de Curitiba (PR), e diretora de Ensino Fundamental do Sinepe/PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná)

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]