• Carregando...
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)| Foto:
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Não há como negar que toda a sociedade precisa se responsabilizar pela sustentabilidade, pela vida do nosso planeta, pela preocupação com a quarta geração, com a qualidade do nosso ar, de tudo, enfim, que nos possibilita viver neste mundo.

Se faz necessário que todos iniciem, ainda pequenos, movimentos para auxiliar o planeta a conseguir sobreviver ao descaso e às atrocidades: desde uma lata que é simplesmente jogada na beira da estrada, até os mares cheios de plásticos, como observamos constantemente na mídia.

Conheço inúmeras ações que são executadas em busca de uma maior conscientização e cuidado com o meio ambiente, ações da população que incentivam a questão da reciclagem do lixo produzido por cada um.

Há cinco anos, o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) foi convidado para participar de um projeto denominado Amigos da Natureza, que foi criado pela empresa Meywa, de São Paulo, e cujo principal objetivo é apresentar para todas as crianças o conhecimento que o EPS (Isopor) é um material reciclável e que pode ser 100% reaproveitado.

Desde então, essa proposta foi trazida para o Paraná e promovida pelo Sinepe/PR, com o Projeto Planeta Reciclável. O Sinepe/PR trabalha para propagar na mídia e nas escolas essa proposta. A ideia é que a informação chegue até a sociedade por intermédio das nossas crianças e, assim, a reciclagem do Isopor possa ser implementada dentro das escolas, das casas e empresas.

A reciclagem do Isopor ainda é uma informação muito nova, o que gera grande curiosidade quando os alunos conhecem o projeto. Além da informação levada às crianças, o grande objetivo é transformá-las em multiplicadoras desse conhecimento, para levarem às suas famílias e círculos de amizades informações sobre o reuso do EPS em sancas, rodapés, etc.

Neste ano, faremos a sexta edição do projeto em Curitiba e, pela primeira vez, em Ponta Grossa. O trabalho começa com palestras nas escolas participantes, ministradas pelo senhor Ivan Michallchuk, coordenador do projeto Amigos da Natureza.

Após a palestra, os alunos irão produzir trabalhos sobre o tema, como maquetes e projetos, para participarem de um concurso cultural. Os vencedores apresentarão seus trabalhos para a população na Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos, que em Curitiba vai acontecer no Shopping Palladium, nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2015. E no Palladium Shopping Center, em Ponta Grossa, nos dias 22 e 23 de maio.

É de extrema importância salientarmos os resultados desses trabalhos, pois as crianças são verdadeiras disseminadoras da proposta da reciclagem, e a escola é o melhor espaço para elas receberem esse tipo de conhecimento e realizarem essa abordagem.

Acreditar que sempre podemos fazer mais pelo planeta fortalece dentro de nós o sentimento de pertencimento ao mundo. E quando se trata do Meio Ambiente, nada melhor que este sentimento para deixar claro que pertencemos ao mesmo espaço, usamos o mesmo ar e bebemos a mesma água, independente do país que vivemos, pois a natureza está toda interligada e nos devolve como presente a consequência de nossas próprias ações.

*Artigo escrito por Esther Cristina Pereira, diretora da Escola Atuação e vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.  

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook  InstitutoGrpcom e no Twitter: @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]