• Carregando...
(Imagem: Instituto GRPCOM)
(Imagem: Instituto GRPCOM)| Foto:
(Imagem: Instituto GRPCOM)

(Imagem: Instituto GRPCOM)

Depois de um ano turbulento e desafiante para tantas pessoas, 2016 é um convite às boas energias, inspirações e vontade de fazer deste um ano melhor que o anterior. No mundo atual onde os seres humanos são colocados à prova de sua lealdade e veracidade em todos os momentos, vemos a prática do voluntariado como um exemplo de cidadania e algo que inspira o próximo, podendo ir além de ações em instituições sociais.

Se o trabalho voluntário é inspirador e transformador tanto para quem recebe quanto para quem faz, se vemos tanta transformação e tantas histórias de superação sendo realizadas por voluntários, porque nos limitamos há algumas horas ou poucos dias do mês para “bebermos dessa fonte”?

Quando temos um propósito de ação social nos esforçamos para nos mantermos bem-humorados, sermos respeitosos em nossas palavras e atitudes, passarmos boas energias em nossas relações, ouvirmos o outro com atenção e alcançarmos o objetivo daquele trabalho. Mesmo cansados, muitas vezes estressados, o espírito do voluntariado nos envolve e nos convida a sermos fontes de inspiração e dedicação àquela ação com a qual nos comprometemos. Agora, imagine se este propósito fosse ampliado para seu dia a dia como um todo.

Em 2016, que tal fazer expandirmos nossos esforços dentro do espírito do voluntariado e trazer ainda mais transformações e inspirações para nossa vida e dos que passam por nós?  Podemos promover a boa educação para com o próximo em todas as situações que nos desafiam, tanto em casa quanto na rua e no trabalho; pensar na reutilização de materiais descartados antes da hora, além da reciclagem; promover a união entre os povos e o respeito às diferenças (de opinião, crenças, valores, etc); e dar passos em prol de nosso próprio desenvolvimento e das pessoas com quem convivemos.

Muitas são as possibilidades e convites para ação. Se queremos que 2016 seja diferente precisamos ter atitudes diferentes. Portanto, este é o momento para tirar seu plano de melhoria da gaveta e por em prática, lembrando que o que você faz, a todo o momento, transforma o mundo.

*Artigo escrito por Aline Vonsovicz e Alcione Andrade, voluntárias do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]