• Carregando...
(Imagem: freepik)
(Imagem: freepik)| Foto:
(Imagem: freepik)

(Imagem: freepik)

Dizer que o trabalho voluntário é gratificante é algo que toda pessoa que pratica com regularidade qualquer ação voluntária já sabe. Agora são as empresas e universidades que passaram a olhar com mais atenção para esse perfil de cidadão.

As oportunidades de trabalho voluntários são incontáveis. Há opções de trabalho que vão desde a recreação com crianças até pessoas que se reúnem para construir casas para aquelas que não possuem. Independentemente da atividade, todas têm algo em comum: modificam de modo positivo o mundo. E o mais incrível é que ao ajudar uma outra pessoa o voluntário também é beneficiado.

Aqueles que realizam trabalho voluntário aprendem a serem mais proativos, a serem mais flexíveis, a trabalhar com realidades diferentes. O impacto que esse tipo de atividade faz dentro de cada pessoa é difícil de ser mensurado, entretanto, já chama a atenção de empresas e universidades.

Segundo a Deloitte, em pesquisa realizada no ano de 2013 nos EUA, para 81% de executivos responsáveis pelos departamentos de recursos humanos a atuação como voluntário é levada em conta na hora da seleção no momento da contratação. Realizar trabalho voluntário pode contar pontos no processo de seleção e ser fundamental na conquista da vaga de emprego.

Ainda, em universidades no mundo, principalmente nos Estados Unidos, as atividades extracurriculares são analisadas na hora da escolha de um candidato, principalmente se postulante de um bolsa de ensino. Para estas instituições não basta ser um bom estudante, elas buscam um ambiente acadêmico formado por boas pessoas.

As experiências e as vivências com outras pessoas enriquecem, sem sobra de dúvidas, a vida de todos os envolvidos. Dessa forma o trabalho voluntário se apresenta como uma relação de ganha-ganha, na qual cidadãos e também as instituições são beneficiadas e ainda podem contar pontos no processo de seleção.

*Diógenes Justechechen é voluntário do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]