• Carregando...
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)| Foto:
(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Esse mês, no dia 05 de dezembro, foi comemorado o dia internacional do voluntariado. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em 17 de dezembro de 1985 para celebrar o poder de transformação proporcionado pelo voluntariado em toda a sociedade.

O trabalho voluntário sempre esteve associado à caridade, não sendo possível definir precisamente seu início por estar atrelado ao desejo de ajudar outras pessoas, sem que se busque benefícios pessoais. Dessa forma, podemos definir, de modo amplo, ação voluntária como qualquer ato realizado em prol do outro sem finalidade lucrativa. Não existe um conceito único, fechado. O Centro de Ação Voluntária, que atua desde 1998 na promoção do voluntariado, define como voluntário a pessoa que, levada pela vontade, assume livremente uma atitude responsável, criativa, comprometida, prazerosa e transformadora perante a si e perante o mundo, de forma não remunerada. Nesse conceito estão alguns elementos, que para o CAV, são importantes.

Primeiramente, a ação voluntária deve partir do indivíduo, de um desejo de ajudar, sem que haja qualquer tipo de interferência ou cobrança de qualquer pessoa ou instituição. Para ser voluntária a ação deve ser livre.

Imbuído dessa vontade, o voluntário assume uma postura comprometida, pois se envolve ativamente, e criativa, porque utiliza seu tempo e talento para a resolução de um problema.

Podemos pensar o voluntário como uma pessoa que olha para algo no mundo que considera errado e resolve se envolver pessoalmente para tentar mudar. Geralmente a vontade surge do desejo de fazer algo, de efetivamente colocar a mão na massa.

O que muitas vezes não é dito é que essa ação tem sim que ser prazerosa para o voluntário. Devemos fazer aquilo que gostamos. Aí vem a beleza do voluntariado. Todos temos algo que gostamos de fazer e que pode ajudar uma outra pessoa: ouvir, conversar, brincar, cantar, cozinhar, falar, ouvir, auxiliar, dirigir são exemplos de ações que diversas entidades necessitam. Sem falar que é possível fazer uma ação voluntária em sua própria profissão. A dificuldade de uma instituição pode ser exatamente o que o voluntário sabe fazer.

O Centro de Ação Voluntária de Curitiba possui centenas das vagas de trabalho voluntário em seu site. Para acessá-las basta preencher um pequeno formulário e localizar entre as opções a que mais se encaixa com o que está buscando. Por que não começar 2017 fazendo um trabalho voluntário?

*Artigo escrito por Diógenes Justechechen, voluntário do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]