• Carregando...
X-Lombada, um monumento
| Foto:
Guilherme Caldas
Um clássico

A esquina no Pilarzinho é o novo endereço da Lanchonete da Lombada, onde Seu Carivaldo criou aquele que é visto por muitos como o desafio supremo dos apreciadores da Culinária Ogra: o Mega-Lombada.

Guilherme Caldas
Dá pra esperar nas mesinhas sob o toldo. As motos são para as entregas.

Inicialmente numa barraquinha de cachorro-quente, Seu Carivaldo havia se tornado dono de uma lanchonate na Hugo Simas, em frente a uma lombada, donde o nome, da lanchonete e do sanduíche. Recentemente, se mudou para o local de esquina na Raposo Tavares, onde os fregueses aguardam de 15 minutos a 1 hora, dependendo do movimento da casa, pelo seu X-Lombada, como é chamado mesmo pelos que nunca se atreveram a enfrentar esta lenda da Baixa Gastronomia. Tem gente que leva pra casa, tem quem coma no local – simples mas bastante ajeitado e, pelo menos numa sexta à noite, com bastante lugar para todos os fregueses – e quem preferir pode fazer o pedido por telefone.

Guilherme Caldas
Nem só de X-Lombada vive a Lanchonete do Carivaldo

A mudança para um local mais afastado do centro poderia soar como desvantagem, mas Luana, filha do proprietário, nos contou que não foi bem o que aconteceu: “Na Hugo Simas, as pessoas só passam de carro. Aqui, elas andam mais a pé e o nosso movimento acabou melhorando”, ela explica, aproveitando pra nos informar que este é, como muitos dos melhores estabelecimentos BG (Baixa Gastronomia), um restaurante familiar. Além dela e de mais alguns empregados, trabalham no local Dona Silvana, esposa do Seu Carivaldo e Paulo, genro dos donos.

Guilherme Caldas
Os pedidos são feitos no balcão, de onde se pode observar o próprio Carivaldo pilotando a chapa.

Quem não tiver a coragem ou a disposição de encarar o carro-chefe da casa pode ainda se servir no buffet de cachorro quente ou pedir um “modesto” X-Tudo.

Padrão Carivaldo, ou seja, pelo menos o dobro de um X-Tudo normal. E quando eu chamo de modesto, é porque ele serve “apenas” quatro pessoas por R$ 15,00 (o que não me impediu de testemunhar dois valentes encarando um desses).

Guilherme Caldas
No final, sobrou “apenas” esta sacola, para levar pra casa.

Por R$ 35,00, o X-Lombada serve, com folga, oito pessoas e vem numa caixa de pizza com uma tampa que, óbvio, não vence o tamanho do, digamos, sanduíche. Sim, porque o X-Lombada é grande, impressionante mesmo, mas é um sanduíche. O Adilson, um dos simpáticos atendentes, explicou que o pão – imenso – é encomendado especialmente.

Foi ele também quem listou os ingredientes:

. 6 hamburguers
. Maionese
. Presunto
. Mussarela
. 6 ovos
. 6 vinas
. Frango
. Carne
. Bacon
. Calabresa
. Cheddar
. Catupiry
. Provolone
. Tomate
. Alface

Confesso que, até o momento de enfrentar o primeiro pedaço (que, em escala normal, equivale ao mais monstruoso X-Tudo) eu cheguei a ter dúvidas a respeito do gosto dessa combinação insólita. Mas quem pensa que a Lanchonete do Carivaldo se baseia numa Gastronomia de Resultados (muito tamanho, pouca qualidade) não pode estar mais enganado: o X-Lombada tem tamanho mas tem, principalmente, sabor para figurar desde sempre como um clássico.

Guilherme Caldas
Se a gente tivesse reunido apenas mais quatro pessoas, acho que tínhamos dado conta.

Serviço

Rua Raposo Tavares, 528, (41) 3338-9515, 3014-9524, 9127 9582 (veja no Mapa da Baixa Gastronomia).

Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 16h30 às 23h30.

Tem uma dica? Mande um email pra gente.
O blog da Baixa Gastronomia também pode ser seguido via Twitter e Facebook.

E já que está por aqui, aproveite para conhecer o Mapa da Baixa Gastronomia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]