• Carregando...
O veículo da ÓTV que bloqueou a rampa de acesso para pessoas com deficiência
| Foto:

Um veículo da produção da ÓTV, canal da TV fechada, pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação, o GRPCOM, foi flagrado estacionado de maneira indevida, na calçada, bloqueando uma rampa de acesso destinada a pessoas com deficiência.


Veículo de produção da ÓTV bloqueia rampa de acesso destinada a pessoas com deficiência

Em nota oficial, a direção da OTV informou que “tomou conhecimento do ocorrido e se comprometeu a tomar providências para orientar seus colaboradores”.

Eu recebi a notícia por meio das redes sociais e acho, mais do que necessário, comentar o assunto em um blog que defende a inclusão e que também está dentro do Grupo. Precisamos ser justos, honestos e transparentes.

A mensagem que quero transmitir é bem simples: poxa, pessoal… Que pisada na bola. Precisamos, urgentemente, rever o conceito de lição de casa.

Essa não foi a primeira vez que eu testemunho algo parecido. Eu comentei aqui no Inclusilhado um fato que me deixava encabulado, durante o meu período de colégio. Na escola onde estudei, o Instituto Educacional Parthenon, existiam outros alunos com deficiência e eu ouvia pessoas que conviviam comigo, que eram amigas, chamando o colégio de Apaerthenon, tirando sarro dos outros deficientes e de mim também.

Se eu não precisei ir longe para lembrar de duas situações constrangedoras de “fogo amigo”, que nada mais são do que maus exemplos, o que isso diz sobre a nossa cultura de cidadania? De responsabilidade individual?

Muito provavelmente os meus amigos que tiravam sarro de mim e de todos pelas costas, o faziam porque era descolado, engraçado e para serem melhor aceitos na turma. Da mesma forma como o motorista do carro deve ter usado as mais clássicas desculpas para fazer o que fez.

Eu espero que a orientação dada seja de muita valia e que isso não volte a acontecer. Se nós temos essa oportunidade de influenciar pessoas e estarmos em evidência, vamos usar dessa chance para transmitirmos aquilo em que realmente acreditamos. A nossa cidadania não é formada só por leis, votos e punições. Antes de tudo isso, ela é formada por nossas escolhas.

#Enconte o jornalista Rafael Bonfim no Facebook. Clique aqui para acessar o perfil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]