• Carregando...
Carla Pimentel: “A bebida somada à emoção do jogo vira bomba atômica no estádio”
| Foto:

A quarta-feira (6) foi de grande articulação na Câmara Municipal de Curitiba, por causa da tramitação do projeto que libera venda e consumo de bebida alcoólica nos estádios de futebol. Na véspera, a proposta assinada por nove vereadores passou na primeira comissão da Casa – de Legislação, Justiça e Redação. Vitória por 7 a 2. Entre os dois votos contrários, o de Carla Pimentel (PSC).

 

Carla é líder da maior bancada do parlamento municipal. Encabeça o que ela define como bancada cristã. A soma dos 11 vereadores da bancada evangélica, da qual é o expoente, com os 12 ligados em maior ou menor grau a outras igrejas. Um bloco de 23 legisladores, em um total de 38. Ou seja, mais que suficiente para decidir qualquer votação na Casa.

 

Foi essa unidade que Carla Pimentel passou a tentar construir nesta quarta-feira, para barrar o projeto. No fim da tarde, a vereadora – atleticana que há tempos deixou de frequentar estádios – atendeu o Intervalo para expor suas razões contrárias à liberação da venda e do consumo de bebida alcoólica e do trabalho na Câmara para derrubar o projeto.

Por que a senhora é contra a liberação da venda e consumo de bebida alcoólica em estádios de futebol?

Há duas questões. A primeira é de legalidade. Quem dispõe sobre comercialização é a legislação federal, então entendo que seja inconstitucional o legislativo municipal tratar do tema. O segundo ponto é uma veemente objeção ao mérito do projeto. A sociedade já tem problemas demais causados pelo álcool, que é uma droga lícita. Não adianta promover a venda de bebida alcoólica sendo que temos milhares de mortes devido à embriaguez no trânsito, casos de violência provocados pelo consumo de álcool. As pessoas não moram perto do estádio. Elas vão precisar se deslocar, vão para o trânsito embriagadas. E há uma questão da segurança dentro do estádio. O cenário já é muito tenso, tem as torcidas organizadas. Não temos estrutura de segurança para um quadro agravado pelo consumo da cerveja. Vamos discutir o tema também na comissão de segurança, da qual faço parte.

 

Hoje o torcedor pode beber em casa, no caminho para o estádio, até na porta do estádio antes de passar para a arquibancada. A venda durante a partida realmente faz tanta diferença para a segurança, sendo que ele tem lugares e tempo para beber antes do jogo?

A embriaguez traz a alienação do estado de violência. O problema é a potencialização desse estado durante o jogo. São duas horas dentro do estádio que o torcedor pode ficar bebendo. Isso, somado à emoção inerente do jogo, vira bomba atômica no estádio.

 

A senhora já iniciou a mobilização para barrar a aprovação do projeto?

A mobilização já existe. Somos 23 vereadores da bancada cristã e hoje nos declaramos contra. O líder do prefeito, Paulo Salamuni, já indicou sua contrariedade ao projeto. Será um debate interessante no plenário e estamos prontos para ele.

Nota do Intervalo: Na conta dos 23 vereadores estão Cristiano Santos (PV) e Chico do Uberaba (PMN), integrantes da bancada evangélica, porém co-autores do projeto. Ou seja, dois votos a menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]