• Carregando...
Sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil de 2013. (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)
Sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil de 2013. (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)| Foto:
Sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil de 2013. (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)

Sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil de 2013. (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)

A CBF, o Brasil que dá certo, fez uma lambança daquelas na divulgação dos critérios para o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil. Pela manhã, divulgou uma nota em que estipulava o Ranking Nacional de Clubes como único critério para a divisão das 16 equipes em dois potes. No começo da tarde, incluiu no comunicado o que já estava previsto no regulamento, que o pote A é composto pelos 6 times da Libertadores + os dois melhores do ranking entre os outros dez participantes da Copa do Brasil.

Para efeito de possibilidade Atletiba, tudo na mesma. Coritiba e Atlético estão em potes opostos e podem se enfrentar nas oitavas. A diferença está nos seus pares, clubes que só podem enfrentar na final. O do Atlético é o Cruzeiro e o do Coritiba, o Ceará. Abaixo, como estão os potes.

Pote A

Par 1: Grêmio (1º) e Corinthians (2º)

Par 2: Flamengo (3º) e Vasco (4º)

Par 3:  Cruzeiro (8º) e Atlético (10º)

Par 4: Botafogo (12º) e Atlético-MG (15º)

 

Pote B

Par 1: Santos (9º) e Palmeiras (11º)

Par 2: Coritiba (13º) e Ceará (22º)

Par 3: ABC (29º) e Bragantino (34º)

Par 4: América-RN (36º) e Santa Rita (sem ranking)

A CBF, malandramente, apenas incluiu a informação da Libertadores ao texto antigo, sem menção à sua barbeiragem. Abaixo, o print screen do texto cebeefiano.

O critério de divisão dos potes anunciado hoje pela manhã, contrário ao regulamento escrito pela própria entidade.

O critério de divisão dos potes anunciado hoje pela manhã, contrário ao regulamento escrito pela própria entidade.

ABAIXO,O POST MATINAL NO INTERVALO

A CBF divulgou, na manhã desta sexta-feira, os critérios para divisão dos potes do sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil. Há uma mudança na composição que vinha sendo disseminada nos últimos dias, mas persiste a possibilidade de um Atletiba já nas oitavas de final.

 

Até então, acreditava-se que o pote A carregaria os seis times egressos da Libertadores e os dois de melhor ranking da CBF. Uma projeção baseada “apenas” no regulamento da competição, que diz o seguinte: Os confrontos da Quarta Fase ocorrerão necessariamente entre um clube do Bloco A e um do Bloco B; o Bloco A contempla os seis que ingressarem na Quarta Fase, mais os dois clubes de melhor ranking dentre os primeiros classificados da Terceira Fase e o Bloco B corresponde os demais oito clubes classificados na Terceira Fase.

Pelo comunicado divulgado hoje, não será assim. O pote A trará os oito times de melhor ranking, tenham vindo da Libertadores ou não. Na prática, temos Atlético-MG e Botafogo indo para o pote B e o Palmeiras passando para o A. Para os paranaenses não muda nada. Atlético fica no pote A, Coritiba fica no pote B. Ou seja, eles podem se enfrentar nas oitavas de final.

 

Outro parâmetro determinado pela CBF é o pareamento entre os clubes dentro do próprio pote. O critério para formar esses pares é o ranking. Times que formam par só se enfrentam na final. No mais, os duelos das oitavas serão time do pote A x time do pote B. Diante dos critérios anunciados, os potes e pares ficaram da seguinte maneira. Entre parênteses está o ranking de cada time.

 

Pote A

Par 1: Grêmio (1º) e Corinthians (2º)

Par 2: Flamengo (3º) e Vasco (4º)

Par 3:  Cruzeiro (8º) e Santos (9º)

Par 4: Atlético (10º) e Palmeiras (11º)

 

Pote B

Par 1: Botafogo (12º) e Coritiba (13º)

Par 2: Atlético-MG (15º) e Ceará (22º)

Par 3: ABC (29º) e Bragantino (34º)

Par 4: América-RN (36º) e Santa Rita (sem ranking)

 

Abaixo, o comunicado da CBF, com horários e critérios.

 

Os sorteios que definirão os confrontos e o mando de campo das oitavas de final da Copa do Brasil serão realizados nesta segunda-feira na sede da CBF. Primeiramente, às 11 horas, serão definidos os duelos da próxima fase da competição. Em seguida, às 14h30, o sorteio decidirá quem joga em casa a primeira partida e quem será o mandante do jogo de volta.

Para o sorteio dos confrontos, que contará com a entrada dos seis clubes que participaram da Libertadores, os times serão divididos em dois grupos. No Bloco A estarão aquelas equipes com melhor pontuação no Ranking Nacional de Clubes. Elas estarão organizadas em duplas: primeiro e segundo colocados; terceiro e quarto e assim por diante. Quando uma equipe for sorteada, a outra vai automaticamente para o outro lado da chave.

Depois de sorteadas as posições na chave das equipes do Bloco A, as atenções se voltarão para o Bloco B, que contará com as outras oito equipes. De lá sairão as equipes para formar os confrontos das oitavas de final.

Quando todos os duelos estiverem definidos e devidamente noticiados, às 14h30 será realizado o sorteio que definirá a ordem de mando de campo.

Como de costume, os sorteios da CBF são abertos ao público.

 

Para quem quiser conferir, o Ranking Nacional de Clubes está disponível no site da CBF.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]