• Carregando...
Arena: medida padrão Fifa. (Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)
Arena: medida padrão Fifa. (Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)| Foto:
Arena: medida padrão Fifa. (Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)

Arena: medida padrão Fifa. (Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)

A CBF reuniu, na semana passada, sua comissão de vistorias em estádios para passar uma tarefa para o segundo semestre. A partir de agosto, o grupo rodará os estádios utilizados do Campeonato Brasileiro para verificar as condições e definir padrões. Um padrão já está definido: a entidade quer que todos os gramados utilizados na competição adotem a metragem da Copa do Mundo: 105 m x 68 m. A sugestão de seguir este padrão partiu de Levir Culpi, em reunião recente com os treinadores da Série A.

 

Os 12 estádios da Copa de 2014 e os novos Allianz Parque e Arena do Grêmio já seguem este padrão. Estádios usados como campo de treinamento para o Mundial foram obrigados a adotar a metragem, mas nem todos mantiveram o padrão após o torneio. É o caso do Couto Pereira.

 

O campo do Coritiba foi reduzido para o Mundial e permaneceu assim até o fim de 2014. No início deste ano, o campo voltou a ter as dimensões antigas: 109 m x 72m. Na época, Marquinhos Santos defendeu a mudança por “retomar as características originais do estádio, levando em conta uma filosofia de times leves e rápidos que são favorecidos por dimensões maiores.”

 

A Vila Capanema também teria de ser redimensionada. A metragem atual é 110 m x 70 m.

 

A trena não será usada pela comissão apenas para as medidas gerais dos campos, mas também para detectar irregularidades em medidas em que a regra não permite variação. Caso de traves com alturas diferentes, marca do pênalti a menos de 9,15 metros do gol, pequena ou grande área diminuídas na proporção do campo.

 

O grupo – do qual faz parte o secretário municipal de Urbanismo de Curitiba, Reginaldo Cordeiro – será reforçada por uma agrônoma especialista em gramados. O objetivo é que os campos não apenas tenha uniformidade na medida, mas também – e principalmente – na qualidade do terreno.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]