• Carregando...
A página do Coritiba no Google+: notem a data da última atualização, 11 de maio de 2015. (Reprodução/ Google+)
A página do Coritiba no Google+: notem a data da última atualização, 11 de maio de 2015. (Reprodução/ Google+)| Foto:

Em novembro a revista alemã Digital Sports fez um estudo de alcance digital dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. A conta era bem simples: somar os usuários de cada clube nas cinco principais redes sociais (a saber, Facebook, Twitter, Google+, YouTube e Instagram. O produto desta soma ditava o “alcance digital” de cada clube.

 

Àquela altura, o Atlético tinha 14º maior alcance digital da Série A do Campeonato Brasileiro. Eram 1.252.244 contas atingidas pelas redes sociais rubro-negras. O Coritiba vinha logo atrás, mas um pouco distante: 989.292. Tudo isso com dados de 1º de novembro.

 

Passados oito meses, a conta está um pouco mais apertada. As cinco redes sociais do Atlético somam 1.325.617 usuários. O Coritiba na mesma rede tem 1.203.333 usuários. A diferença, que era de 269.952, caiu para 122.284 usuários. Reduzida em dois terços.

 

A surpresa é de onde veio o grosso dessa subida do Coritiba: Google+, a deserta rede social do Google, sobre a qual a empresa (envergonhada?) evita falar em seus eventos.

 

Em novembro, a página do Coxa no Plus tinha 206.022 seguidores. Agora, são 320.206. Quase 115 mil a mais. Ou 53% do ganho de “alcance digital” que o clube teve ao longo dos oito últimos meses. O Atlético, por exemplo, caminhou de 232 para 316 seguidores.

 

Outros dois pontos chamam atenção nessa marca do Coritiba no Plus: 1) O clube não atualiza a página desde o início de maio, o que indica uma percepção óbvia de que não vale a pena investir em uma rede social que as pessoas até têm suas contas (inevitável para quem usa Gmail), mas não acessam; 2) O Coritiba é bem maior no Plus do que no Facebook, onde faz um trabalho de excelente qualidade e com atualização constante, mas tem “apenas” 267 mil curtidas.

 

A página do Coritiba no Google+: notem a data da última atualização, 11 de maio de 2015. (Reprodução/ Google+)

A página do Coritiba no Google+: notem a data da última atualização, 11 de maio de 2015. (Reprodução/ Google+)

 

Ok, mas por que diabos você está escrevendo sobre isso? Por causa de um levantamento bacana feito pela Máquina do Esporte. Na terça-feira, os 20 clubes da Série A atingiram, juntos, a marca de 20 milhões de seguidores. Culpa de Cruzeiro e Atlético Mineiro, que fizeram uma campanha para atingir a marca de 1 milhão.

 

A dupla Atletiba está longe dessa marca. O Atlético tem 602 mil seguidores e o Coritiba, 582 mil. Entre eles e o clube do milhão estão Sport (885 mil), Inter (879 mil) e Fluminense (651 mil).

 

O curioso é que, neste período em que o Google+ fez o Coritiba aproximar-se do Atlético em alcance digital, o Furacão abriu frente sobre o rival no Twitter. Saltou de 562,4 mil para 602 mil seguidores (40 mil a mais). O Coxa variou pouco: foi de 555,4 mil para 582 mil (26,6 mil).

 

No Facebook, embora a vantagem rubro-negra ainda seja folgada, o Coritiba teve um salto maior tanto em números absolutos como percentual.

 

Em novembro, a página do Atlético tinha 669.034 curtidas e a do Coritiba, 204.315 curtidas. Agora em julho são 693.697 para o Atlético e 267.351 para o Coritiba. O Furacão ganhou 24.663 curtidas (4% a mais) e o Coxa, 63.036 (31% a mais). Dá um quarto do ganho total de alcance digital que o Coritiba teve no período.

 

Abaixo, os seguidores da dupla Atletiba por rede social e o ranking de Twitter e Facebook dos times da Série A.

 

Atlético

Twitter: 602 mil

Facebook: 693,7 mil

Google+: 318

YouTube: 9.101

Instagram: 20.500

 

Coritiba

Twitter: 582 mil

Facebook: 267,3 mil

Google+: 320,2 mil

YouTube: 11.327

Instagram: 22.500

 

Twitter entre os times da Série A

Corinthians: 3,3 milhões

Flamengo: 2,6 milhões

São Paulo: 2,3 milhões

Palmeiras: 1,6 milhão

Santos: 1,58 milhão

Grêmio: 1,55 milhão

Vasco: 1,03 milhão

Atlético-MG: 1 milhão

Cruzeiro: 1 milhão

Sport: 885 mil

Internacional: 879 mil

Fluminense: 651 mil

Atlético: 602 mil

Coritiba: 582 mil

Figueirense: 528 mil

Goiás: 512 mil

Chapecoense: 50,2 mil

Avaí: 45,6 mil

Ponte Preta: 34,1 mil

Joinville: 24,1 mil

 

Facebook entre os 20 times da Série A

Corinthians: 10 milhões

Flamengo: 9,8 milhões

São Paulo: 6,2 milhões

Palmeiras: 3,3 milhões

Santos: 3,1 milhões

Cruzeiro: 2,6 milhões

Vasco: 2,5 milhões

Atlético-MG: 2,4 milhões

Grêmio: 2,1 milhões

Internacional: 1,9 milhão

Fluminense: 1,131 milhão

Sport: 872,5 mil

Atlético: 693,7 mil

Coritiba: 267,3 mil

Goiás: 254,1 mil

Figueirense: 232,6 mil

Avaí: 199 mil

Ponte Preta: 189 mil

Joinville: 184,5 mil

Chapecoense: 172,6 mil

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]