• Carregando...
Riquelme na final da Libertadores de 2012: Follador diz ter conseguido até patrocinador para levar o argentino ao Alto da Glória. (Nacho Doce/ Reuters)
Riquelme na final da Libertadores de 2012: Follador diz ter conseguido até patrocinador para levar o argentino ao Alto da Glória. (Nacho Doce/ Reuters)| Foto:

O Coritiba tem seu primeiro não candidato à presidência. Na quinta-feira à noite, foi disparado à imprensa um e-mail anunciado o administrador Renato Follador Júnior como candidato de opsição na eleição de dezembro. Tudo perfeito, não fosse um porém. Follador Júnior não é candidato. “Alguns conselheiros e ex-diretores do Coritiba me procuraram, falei o que achava do momento do clube, problemas e soluções. Todos gostaram. Aí uma parte mais jovem do grupo se empolgou e lançou meu nome. Mas eu não serei candidato a presidente”, afirmou à coluna.

Má gestão

Filho de ex-jogador do clube e integrante do elenco campeão estadual em 1976, Follador Júnior disse, sim, que irá participar do processo eleitoral do Coritiba (não como cabeça de chapa) e se dispõe a ajudar o clube até de graça. Para ele, o grande problema do clube é a má administração do futebol.

Culpa do Ximenes

Como exemplo, listou 20 jogadores trazidos por Felipe Ximenes que deram errado (Lincoln e Bill à frente) e 10 liberados com pouco retorno financeiro (citou Everton Ribeiro e Rafinha). “Como vai montar um time de futebol contratando os piores e mandando os melhores embora?”, questionou.

Operação Riquelme

Riquelme na final da Libertadores de 2012: Follador diz ter conseguido até patrocinador para levar o argentino ao Alto da Glória. (Nacho Doce/ Reuters)

Riquelme na final da Libertadores de 2012: Follador diz ter conseguido até patrocinador para levar o argentino ao Alto da Glória. (Nacho Doce/ Reuters)

Follador Júnior disse ter apresentado, em 2012, um modelo de negócio para trazer o meia Riquelme ao Coritiba. O salário de US$ 300 mil seria bancado metade pela empresa argentina de laticínios Sancor, que preparava a entrada no mercado brasileiro, e metade pelo clube.

Foco no time

Segundo Follador Júnior, a prioridade do Coritiba deve ser fortalecer o futebol. Depois de quatro anos com um time forte, aí sim, o passo seguinte deve ser pensar em patrimônio, como a reformulação do Couto Pereira ou a construção de um estádio novo.

Quarta via

Até então, dois grupos vinham polarizando a movimentação eleitoral nos bastidores do Coritiba: um de apoio ao presidente Vilson Ribeiro de Andrade e outro de oposição, tendo como principais expoentes os empresários Ernesto Pedroso e Ricardo Guerra. Follador Júnior disse ter conversado com um grupo diferente e que ainda há outro de oposição. O caminho, porém, é que os três contrários a Vilson se juntem, pois têm ideias parecidas sobre o clube.

*****

Veja abaixo o comunicado em que a candidatura de Follador foi “lançada”:

Venho por meio deste e-mail tornar pública a formação da mais forte chapa de oposição para as eleições do Coritiba Foot Ball Club, que se darão neste ano, e será encabeçada por nada mais nada menos que Renato Follador Jr., “O Cara da Previdência” no Brasil. 
 
Se possível, pedimos a divulgação da composição da nossa chapa para tornar público aos coxas brancas uma nova opção para o futuro do Coritiba.
Segue a nossa carta de apresentação:
 
A criação da chapa de oposição encabeçada por Renato Follador Jr. foi motivada pela insatisfação com os rumos que o Coritiba vem tomando nos últimos anos. Dentre os pontos que mais criticamos estão:
 
– Desvalorização das categorias de base;
 
– Constantes atrasos de salários dos jogadores;
 
– Entrega do clube nas mãos de pessoas sem identificação com o Coritiba, como ex-Diretores, dada pela falta de conhecimento de futebol do atual Presidente;
 
– Contratação de jogadores “medalhões” por salários incompatíveis com as finanças do Coritiba, feita através da malfadada política do “direito de imagem”, que é um exemplo repudiável do “jeitinho brasileiro”. Esta prática foi publicamente criticada pelo atual Presidente, mas mantida como comprovado no caso Giancarlo.
 
– Demissão em massa de profissionais que tinham uma história dentro do clube, gerando inúmeros processos trabalhistas que poderão onerar fortemente os cofres do clube no futuro.
 
– Anos seguidos com campanhas medíocres no Campeonato Brasileiro, dada principalmente por erros de planejamento, contratações de jogadores que não estão à altura do Coritiba Foot Ball Club em detrimento da valorização dos profissionais criados no clube e um número absurdo de lesões.
Par mudar a triste realidade atual do Coritiba, precisávamos de uma pessoa extremamente competente, ética, ousada e, sobretudo, conhecedora de Futebol. O Renato é comentarista de previdência da rádio CBN, foi Secretário de Estado da Previdência, administrador consagrado, é filho de um dos maiores artilheiros do coxa, fez parte do elenco que posteriormente de tornou Hexa-Campeão Paranaense em 1976. Portanto, Renato não é somente consagrado na área administrativo/financeira, mas também conhecedor do que mais importa para nosso querido Coritiba, o FUTEBOL!!!
Para o Coritiba Foot Ball Club deixar o posto de figurante no futebol brasileiro contamos com o seu apoio. Vamos juntos em busca de um futuro brilhante e conquistas nacionais para o nosso clube!!!
 
Estamos abertos a questionamentos a respeito de nossas propostas.”
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]