• Carregando...
Aécio Neves com o amigo Ronaldo, em carreata de campanha no Rio de Janeiro, neste domingo. (Ricardo Moraes/ Reuters)
Aécio Neves com o amigo Ronaldo, em carreata de campanha no Rio de Janeiro, neste domingo. (Ricardo Moraes/ Reuters)| Foto:
Aécio Neves com o amigo Ronaldo, em carreata de campanha no Rio de Janeiro, neste domingo. (Ricardo Moraes/ Reuters)

Aécio Neves com o amigo Ronaldo, em carreata de campanha no Rio de Janeiro, neste domingo. (Ricardo Moraes/ Reuters)

A eleição presidencial entra na última semana e, até o momento, pouco ou quase nada se falou de esporte. A exceção foram algumas menções ao plano de segurança pública aplicado na Copa do Mundo, e só. Ok, há muitos outros temas mais determinantes para o país do que políticas esportivas, mas até esses têm sido deixados de lado ou tratados de forma rasa.

 

Para ter uma noção do que Dilma Rousseff e Aécio Neves propõem para o esporte, fui aos sites das candidaturas e pincei os planos de governo. Neste post está o de Aécio. O de Dilma está nesta outra postagem.

Lá embaixo, faço alguns comentários.

 

“Movimento

Os brasileiros devem ser estimulados, cada dia mais, à prática de esportes na perspectiva da saúde, inclusão social e convivência comunitária.

 

O esporte, além de um importante movimento pessoal, deve incentivar possibilidades de organização e convivência comunitária.

 

Além de estimular a solidariedade, autoestima, tolerância, sentido do coletivo, cooperação, disciplina, capacidade de liderança, respeito a regras, noções de trabalho em equipe, pode auxiliar efetivamente na prevenção de doenças crônicas e um estilo de vida mais saudável.

 

Os espaços para práticas esportivas no Brasil ainda não precários e inibem o desenvolvimento de práticas esportivas, da mesma forma que as escolhas brasileiras ainda não possuem estruturas para a prática esportiva.

 

É muito importante que a promoção e o desenvolvimento do esporte sejam uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento humano, econômico e social.

 

Compromissos

 

Propostas

 

*****

Este é o plano. Abaixo, os comentários.

 

O foco do plano de governo de Aécio está no esporte como ferramenta educacional e social. A lista de propostas é a íntegra do proposto na Carta Aberta aos Candidatos à Presidência, da Atletas pelo Brasil.

 

O coletivo de esportistas tem entre seus membros o técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho, que aparece diariamente dando apoio a Aécio no horário eleitoral. E que, segundo o Radar, da Veja, será o ministro do Esporte em um governo Aécio.

 

A Olimpíada, que domina o plano de Dilma como se não houvesse mais nada a ser feito no esporte, simplesmente não aparece no de Aécio. Ou melhor. Há uma menção aos Jogos do Rio, no capítulo sobre turismo. Destaca que, mesmo com Olimpíada e Copa, o país perde competitividade no setor turístico.

Sobre a gestão do futebol, o plano é mais vago que o de Dilma. Os dois pontos em que pode se pode supor uma menção ao futebol: “Fiscalização efetiva do cumprimento da legislação, em especial que garanta a efetiva democratização das entidades esportivas” e “Implantar o Sistema Nacional de Esporte, definindo competências, responsabilidades dos entes federativos, financiamento do esporte, democratização das entidades que administram o esporte, entre outros”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]