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Autódromo de Curitiba é opção segura para treinos de ciclismo
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Reprodução/Secretaria de Esporte do Paraná

Prova de Ciclismo em autódromo paranaense: local também pode ser usado diariamente para treinos.

Espaço cativo de carros velozes e furiosos, o Autódromo Internacional de Curitiba, localizado em Pinhais, na região metropolitana, é uma opção segura para treinamento de ciclismo de estrada por atletas profissionais e amadores. A pista, que recebe importantes provas do calendário do automobilismo internacional, abre diariamente seus portões para receber quem pedala.

Segundo a administração do autódromo, o uso do espaço para treinos é liberado diariamente, exceto quando há provas ou eventos (confira a agenda do autódromo aqui). A pista pode ser usada para pedalar na parte da manhã, das 6 h às 8 h, e no início da noite, das 18 h às 20 horas – entretanto, não há iluminação artificial na pista neste período.

Não há cobrança de taxas ou necessidade de cadastro prévio para pedalar no autódromo. A única exigência é o uso de capacete durante os treinos. O ciclista não precisa ser filiado à Federação Paranaense de Ciclismo ou qualquer outra entidade desportiva, mas caso seja, é recomendável que o atleta apresente sua carteirinha de identificação apenas para controle interno. Recomenda-se apenas que o ciclista ligue antes para se certificar de que a pista está mesmo liberada para o pedal.

Características

Reprodução/AIC

Traçado seletivo oferece reta de 1 km para treino de ciclismo.

O circuito misto do Autódromo Internacional de Curitiba tem sete curvas à direita, quatro à esquerda e cinco segmentos de reta, incluindo a grande reta de chegada, com quase um quilômetro (980 metros, para ser exato), totalizando 3.695 metros de extensão. A largura da pista é de 15 metros. O problema é a falta de desnível para quem quer ou precisa treinar subidas, já que o desnível máximo da pista é de apenas 4 metros.

Partindo do Centro de Curitiba, é possível acessar o autódromo pelo ramal cicloviário Rodoferroviária-Capão da Imbuia-Autódromo. O trecho – que não apresenta boas condições de trafegabilidade – tem aproximadamente 10 quilômetros. (Veja no mapa como chegar)

Riscos na BR

A opção de uso do autódromo é uma alternativa ao uso da BR-277, rodovia que liga Curitiba ao litoral e é usada diariamente por ciclistas para treinos. A Ecovia, concessionária que administra o trecho, reconhece que há um grande movimento de ciclistas usando as margens da rodovia, mas salienta que aquele não é o espaço mais adequado para práticas desportivas, dado o intenso tráfego de veículos pesados.

Reprodução/YouTube

Vídeo gravado por ciclista mostra situações de risco na BR-277: treino ou loucura?

O gerente de atendimento ao usuário da Ecovia, Marcelo Belão, diz que, em 2012, foram registrados 48 acidentes envolvendo ciclistas no trecho sob concessão da empresa – resultando em oito óbitos. Segundo ele, a maioria são trabalhadores e moradores, mas também há registro de acidentes envolvendo ciclistas durante treinamento.

“Rodovia não é pista de treino. Hoje vemos pessoas que começam a pedalar e já vão para a estrada, como se estivessem pedalando no parque”, aponta. Belão reconhece o direito dos ciclistas em usarem a rodovia, mas diz que também há abuso, como casos de ciclistas que pegam o vácuo de caminhões na descida da Serra do Mar. No YouTube, é possível encontrar vídeos de ciclistas pedalando no meio da rodovia, se arriscando enquanto usam o vácuo de caminhões.

O secretário-geral da Associação de Ciclistas do Alto-Iguaçu (CicloIguaçu), Jorge Brand, diz que a concessionária não pode simplesmente ignorar o uso da rodovia por moradores e atletas. Segundo ele, a simples sinalização de trechos com placas já contribuiria para alertar aos motoristas sobre a presença de ciclistas na pista. “O alerta de uma placa deixa o motorista consciente de que, naquele trecho, pode haver pessoas pedalando. A sinalização ajuda a reduzir acidentes”, aponta.

O direito de ciclistas usarem as rodovias para circulação é assegurado pela Constituição, que em seu Art. 5º Inc. XV determina que “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz”. Já o Código de Trânsito Brasileito (CTB), em seu Art. 244 § 1º e Incisos subsequentes, permite o deslocamento de ciclos em vias de trânsito rápido ou rodovias onde há acostamento ou faixas de rolamento próprias.

 

Serviço

Autódromo Internacional de Curitiba

Endereço: Av. Iraí, 16, Weissópolis

Telefone: (41) 3667-3636

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