• Carregando...
Ciclistas convocam protesto contra ciclofaixa uma vez por mês
| Foto:
Carlos Latuff/Reprodução autorizada
Charge do cartunista Carlos Latuff: “Num trânsito que mata, inclusive ciclistas, prefeito de Curitiba vai inaugurar ciclovia que só funciona uma vez por mês”.

O movimento Bicicletada, coletivo que reúne usuários e entusistas da bicicleta como meio de transporte, convocou uma Bicicletada Extra para o próximo domingo, dia em que será inaugurada a primeira ciclofaixa de lazer de Curitiba.

Menos de uma hora após ter sido lançada no Facebook, a convocação ao protesto reuniu mais de 70 confirmações; o número já ultrapassa os 400.

O objetivo do movimento é pedir mais espaço para a bicicleta no planejamento urbano da cidade e mostrar que é preciso mais investimento e dinamismo para fazer com que a cultura da bicicleta dê mesmo certo em Curitiba.

“A nova ciclofaixa possui 4 quilômetros de extensão, não tem um plano de metas apresentado em seu projeto de expansão, trata-se de um circuito fechado no centro da cidade, e o pior: funcionará somente uma vez por mês”, diz o analista de sistemas e membro da Bicicletada Vinicius Massuchetto.

O ciclista lembra que as ciclovias de Curitiba possuem um papel recreativo, e não interligam os pontos de grande trânsito da cidade, além de se encontrarem em péssimo estado de conservação.

Piada nacional

A estratégia de implantação de uma ciclofaixa em “doses homeopáticas” foi criticada por ciclistas e especialistas no assunto.

Em sua conta no Twitter, a bikerrepórter Renata Falzoni, que apresenta programas sobre cicloativismo na ESPN e rádio Eldorado, criticou a medida.
“Curitiba que foi a primeira cidade com uma estrutura de ciclovias, década de 70 na gestão de Jaime Lerner, hoje…”.

O cartunista Carlos Latuff, reconhecido internacionalmente por suas charges críticas sobre a situação no Oriente Médio, também usou a ciclofaixa de lazer como inspiração para um de seus trabalhos.

O Jornal do Estado também registrou a insatisfação dos ciclistas curitibanos em sua manchete de hoje. Clique aqui e veja a capa na versão PDF.

Outros blogs e sites especializados em cicloativismo também repercutiram negativamente o fato, como o Eu Vou de Bike, e o Bicicleiros.com.br. O leitor do blog, Jairo, resumiu a situação: “Estão tratando gangrena com chazinho de agrião”, registrou em um comentário.

Divulgação/Bicicletada Curitiba
Ciclistas convocam protesto contra política de ciclofaixa de lazer.

Serviço

Bicicletada Extra – Por uma ciclofaixa de verdade
Data: domingo, 23 de outubro.
Horário: 8h
Local: Pátio da Reitoria da UFPR (esquina da rua Amintas de Barros com a Dr Faivre)

Confirme presença pelo Facebook

Como chegar (na seta verde)


Exibir mapa ampliado

_________________________o>°o
Pedale com o blog
Siga as atualizações pelo Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]