• Carregando...
Curitiba será a capital mundial da bicicleta em 2014
| Foto:
Patricia Pereira/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Bicicleta gigante na Praça 19 de Dezembro, em Curitiba, durante o Dia Mundial Sem Carro de 2012

Curitiba vai entrar definitivamente no mapa da ciclomobilidade. A capital paranaense vai sediar a terceira edição do Fórum Mundial da Bicicleta (FMB). A cidade apresentou candidatura e assumiu o compromisso de sediar o encontro internacional entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2014.

Esta será a primeira edição do FMB fora de Porto Alegre. O evento foi criado em 2012 para marcar um ano do atropelamento intencional dos participantes da Massa Crítica na capital gaúcha, em 25 de fevereiro de 2011. A partir de 2015 o evento será itinerante e deverá rodar o mundo.

O tema do evento deve girar em torno do conceito “Bicicleta e Harmonia”, com o objetivo de revelar o papel da bike como ferramenta de humanização das cidades. Um dos planos dos organizadores é promover experiências urbanísticas durante a realização do encontro que demonstrem efetivamente as vantagens de um planejamento focado na qualidade de vida das pessoas.

Divulgação/CicloIguaçu
Reunião formalizou os grupos responsáveis pela organização do Fórum Mundial da Bicicleta, em Curitiba

Para esse tornar o sonho realidade, foi criado um comitê organizador, que se reunirá de 15 em 15 dias, com grupos de trabalho que serão responsáveis pelo encaminhamento das diversas frentes para efetivar a realização do evento. A primeira reunião foi realizada na última semana com a participação de cerca de 20 pessoas dispostas a colaborar com a organização do Fórum.

“É preciso pensar a ideia da cidade em equilíbrio, fazer um evento para discutir a cidade, não apenas fazer um evento para ciclistas, mas algo que chegue no cidadão comum, que agregue, atraia”, explica o coordenador-geral da Associação de Ciclistas do Alto-Iguaçu (CicloIguaçu) Jorge Brand, membro do comitê organizador.

Para Brand, trazer o evento para Curitiba ajuda a aprofundar as discussões sobre rumo da vida urbana em geral, expondo problemas e trazendo reflexões e soluções, consolidando políticas para humanizar o trânsito.

“É bom lembrar que o FMB é um evento livre, um encontro dos ciclistas e um fortalecimento da cultura local. Sua principal característica é a de ser um evento totalmente colaborativo, que só vai acontecer com as pessoas se envolvendo e participando ativamente”, afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]